TCE-MT promove ações para fomentar economia de energia e sustentabilidade


09/10/2024 às 09:06
Redação

TCE-MT

Opções de linha de crédito para investimento em energia renovável e benefícios econômicos com geração da própria energia foram alguns dos temas abordados durante a abertura da Semana de Conscientização à Eficiência Energética do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), nesta terça-feira (8). A ação, realizada na recepção do Edifício Marechal Rondon, conta ainda com a distribuição de mudas de plantas nativas e frutíferas pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Para o secretário-executivo de Administração do TCE-MT, Carlos Lourençon, o evento contribui na ampliação e aquisição de conhecimento acerca das possibilidades de economia, que ao mesmo tempo fomenta a sustentabilidade. “Essa ação é para chamar a atenção da população em geral e mostrar que ela pode fazer uso consciente da energia produzida de forma eficiente. Podemos fazer a nossa parte em favor do meio ambiente e ainda ter benefícios."

Lourençon ressaltou ainda a atuação contínua do conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, no que diz respeito às questões ambientais. “Quando deputado estadual, nosso presidente criou a Lei de Consciência Ambiental e sempre foi uma pessoa preocupada com o meio ambiente, é uma coisa que ele carrega no sangue. Então, essa semana que estamos realizando é para chamar atenção e colocar à disposição dos servidores e do público em geral o que podemos aproveitar da nossa Terra, que é o Sol, que nos dá de presente a energia elétrica."

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Ilustração
A programação conta com estandes que oferecem opções de linhas de crédito para aquisição de placas solares, opções de benefício econômico gerando sua própria energia, troca de lâmpadas e saneamento de dúvidas.

Na ocasião, a gerente do Sistema de Gestão de Energia (SGE) do TCE, Débora Finazzi, destacou que o trabalho voltado à conscientização e sustentabilidade é realizado de forma permanente no Tribunal de Contas, que foi o primeiro órgão público do país a conseguir a certificação 50001 e, neste ano, garantiu mais uma vez a recertificação.

“A gente monitora energia, água, combustível, quantas pessoas entram no tribunal, quantas ordens de serviços da parte elétrica são emitidas, se os aparelhos adquiridos são sustentáveis e eficientes, tudo para ter a melhor classificação energética possível. Nossa preocupação é que as empresas que nos fornecem também tenham essa premissa”, declarou.

A programação da Semana de Conscientização à Eficiência Energética se estende até quinta-feira (10) e conta com estandes que oferecem opções de linhas de crédito para aquisição de parque solar e de placas solares, opções de benefício econômico gerando sua própria energia, troca de lâmpadas e saneamento de dúvidas.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Por que as provas do Enem têm cores diferentes? Conheça a resposta
  • Geral - Antonella, símbolo de tolerância no mês da criança
  • Política Brasil - Supremo confirma suspensão de leis que proíbem linguagem neutra em dois municípios
  • Pelando - Ronnie Von sofre acidente doméstico e cancela participação no Teleton
  • Brasil - José Leonardo faz dois meses e ganha homenagem
  • Política MT - Mais de 100 indígenas foram coagidos e transferiram título de eleitor para votar em prefeito eleito em município de MT
  • Brasil - Preta Gil passa por cirurgia: ‘Obrigada pelas orações’
  • Pelando - Manu Gavassi anuncia gravidez do primeiro filho
  • Geral - Primeira Temporada off Broadway de "Super Hero" no Rio de Janeiro é sucesso de público
  • Geral - Planejar a gravidez tardia pode evitar problemas