SES promove capacitação para otimizar atendimento a pacientes com doença falciforme


02/10/2024 às 08:30
Redação

Ses-MT

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) reúne, nesta semana, cerca de 426 profissionais da saúde para debater a melhora no atendimento a pacientes com doença falciforme. A iniciativa, promovida pelo MT Hemocentro no auditório do Hospital de Câncer de Mato Grosso, se estende por quatro dias e tem o objetivo de discutir temas importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela condição.

Na abertura do evento, realizada nesta terça-feira (1º.10), a secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Caroline Dobes, destacou a importância da iniciativa.

“Cuidar de assuntos tão delicados é primordial. Profissionais bem preparados podem transformar vidas e este evento é uma oportunidade para fortalecer a rede de atendimento em Mato Grosso”, afirmou.

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, destacou que a unidade é referência estadual no tratamento da doença e ressaltou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre a condição entre os profissionais de saúde.

“Precisamos de um olhar diferenciado para os pacientes que buscam atendimento. Essa troca de experiências é fundamental para que possamos oferecer um suporte mais adequado e eficiente”, declarou. 

O presidente da Associação dos Falcêmicos e Talassêmicos de Mato Grosso (Asfmat), Rosalino de Oliveira, expressou sua satisfação com a iniciativa do Governo.

“É um momento muito importante para todos nós, principalmente para melhorar a qualidade de vida das crianças e famílias afetadas. A mobilização de profissionais é fundamental para fazermos a diferença na assistência a esses pacientes”, afirmou.

A programação inclui palestras técnicas e multidisciplinares que abordam tópicos como notificação compulsória, política nacional de atenção integral à população negra, aspectos emocionais dos pacientes e seus cuidadores e ética no ambiente de trabalho.

Além disso, os participantes terão a oportunidade de discutir aspectos clínicos, manejo da dor, diretrizes básicas da linha de cuidado da doença e o papel da enfermagem no cuidado do paciente.

Idealizadora do evento e coordenadora do ambulatório do MT Hemocentro, Mirna Medrado ressaltou a importância da colaboração entre as diferentes unidades de saúde.

“Precisamos integrar os serviços para um atendimento completo. Que todos aproveitem esta oportunidade e se tornem multiplicadores do conhecimento”, concluiu.

O evento também conta com a parceria da Vigilância Epidemiológica e do Núcleo de Diversidades de Cuiabá.

Veja a programação completa do evento em anexo.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mato Grosso - Faculdade Católica de Cuiabá abre edital do pacto educativo com 40 bolsas integrais de 100%
  • Mato Grosso - Editora Unemat cadastra novos avaliadores para publicações científicas
  • Mato Grosso - SMS convoca médicos aprovados no Processo de Seleção Simplificado
  • Mato Grosso - Governo vai apresentar políticas públicas em 8 feiras do agro em 2025
  • Política Brasil - Senado pode votar redução dos prazos de inelegibilidade Fonte: Agência Senado
  • Política MT - Comissões da Câmara de Cuiabá emitem quase 100 pareceres em menos de três meses
  • Política MT - Prefeitura regulariza pagamentos e encerra ação na Justiça deixada pela administração anterior
  • Política MT - TCE-MT promove capacitação sobre orçamento público com foco na participação das mulheres
  • Mato Grosso - Moretti convoca secretários de Serviços Urbanos e Obras para atender demanda do bairro Carrapicho
  • Mato Grosso - Pronto-Socorro de Várzea Grande precisa de recursos financeiros para troca do telhado