SES promove capacitação para otimizar atendimento a pacientes com doença falciforme


02/10/2024 às 08:30
Redação

Ses-MT

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) reúne, nesta semana, cerca de 426 profissionais da saúde para debater a melhora no atendimento a pacientes com doença falciforme. A iniciativa, promovida pelo MT Hemocentro no auditório do Hospital de Câncer de Mato Grosso, se estende por quatro dias e tem o objetivo de discutir temas importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela condição.

Na abertura do evento, realizada nesta terça-feira (1º.10), a secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Caroline Dobes, destacou a importância da iniciativa.

“Cuidar de assuntos tão delicados é primordial. Profissionais bem preparados podem transformar vidas e este evento é uma oportunidade para fortalecer a rede de atendimento em Mato Grosso”, afirmou.

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, destacou que a unidade é referência estadual no tratamento da doença e ressaltou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre a condição entre os profissionais de saúde.

“Precisamos de um olhar diferenciado para os pacientes que buscam atendimento. Essa troca de experiências é fundamental para que possamos oferecer um suporte mais adequado e eficiente”, declarou. 

O presidente da Associação dos Falcêmicos e Talassêmicos de Mato Grosso (Asfmat), Rosalino de Oliveira, expressou sua satisfação com a iniciativa do Governo.

“É um momento muito importante para todos nós, principalmente para melhorar a qualidade de vida das crianças e famílias afetadas. A mobilização de profissionais é fundamental para fazermos a diferença na assistência a esses pacientes”, afirmou.

A programação inclui palestras técnicas e multidisciplinares que abordam tópicos como notificação compulsória, política nacional de atenção integral à população negra, aspectos emocionais dos pacientes e seus cuidadores e ética no ambiente de trabalho.

Além disso, os participantes terão a oportunidade de discutir aspectos clínicos, manejo da dor, diretrizes básicas da linha de cuidado da doença e o papel da enfermagem no cuidado do paciente.

Idealizadora do evento e coordenadora do ambulatório do MT Hemocentro, Mirna Medrado ressaltou a importância da colaboração entre as diferentes unidades de saúde.

“Precisamos integrar os serviços para um atendimento completo. Que todos aproveitem esta oportunidade e se tornem multiplicadores do conhecimento”, concluiu.

O evento também conta com a parceria da Vigilância Epidemiológica e do Núcleo de Diversidades de Cuiabá.

Veja a programação completa do evento em anexo.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política - Nota de Esclarecimento
  • Geral - IA redefine carreiras e amplia demanda por especialistas no Brasil
  • Geral - Como escolher os melhores cassinos online — guia objetivo
  • Mato Grosso - MT amplia criação de empregos formais e consolida bom momento econômico
  • Política Brasil - Virginia agradece apoio após aparecer como favorita, mas diz que decisão ainda não está tomada
  • Política MT - Governador promove três oficiais do Corpo de Bombeiros ao posto de coronel em MT
  • Geral - Jogos clássicos ganham versões modernas e seguem conquistando público
  • Política Brasil - Wellington atribui episódio da tornozeleira de Bolsonaro a abalo emocional pós-pandemia
  • Entrevista - Nicole Bahls celebra fase solteira e revela planos para o Carnaval de 2026
  • Geral - Apostador de Cuiabá acerta cinco números da Mega-Sena e leva prêmio de R$ 77,5 mil