Adolescentes internados no Sistema Socioeducativo participam da Semana de Socialização


01/10/2024 às 13:02
Redação

Socioeducativo

Vinte e três adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) participaram da “Semana da Socialização do Adolescente em Conflito com a Lei”, realizada entre os dias 14 e 29 deste mês. A programação incluiu atividades como caminhadas, ações sociais, culturais e educativas voltadas à ressocialização dos jovens.

As ações integram a campanha “Opção pela Vida”, que faz parte do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O objetivo foi promover o acolhimento social e a reintegração desses adolescentes, além de desmistificar a figura do adolescente em conflito com a lei, promover o acolhimento social e a socialização dos menores. 


Créditos - Alecy Pereira Alves

A campanha envolveu, além dos adolescentes do Case, mais de mil estudantes do ensino médio de escolas estaduais e militares, juntamente com professores e diretores. Também foram realizadas atividades abertas ao público, como a caminhada de abertura e a pedalada de encerramento.

Outras iniciativas incluíram a limpeza do rio Ribeirão Arareau no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias e a visita a um abrigo de animais, além de palestras, apresentações artísticas e esportivas, trilha ecológica com o Juizado Volante Ambiental de Rondonópolis (Juvam) e ações sociais no Lar Cristão, com entrega de fraldas geriátricas e atividades voltadas às 215 pessoas atendidas pela instituição.

Os adolescentes também participaram de uma sessão na Câmara Municipal para conhecer o funcionamento da política e das leis brasileiras. 

A campanha “Opção pela Vida” é realizada pela Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis junto com a Justiça Comunitária, OAB/MT (1ª Subseção em Rondonópolis) e a Promotoria de Justiça da Vara da Infância e Juventude desde 2023 e, neste ano, contou também com a Defensoria Pública. 


Créditos - Alecy Pereira Alves

A juíza Maria das Graças Gomes da Costa, responsável pela Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis, destaca a importância do projeto para os adolescentes internados no Sistema Socioeducativo. 

“Nós nos sentimos satisfeitos ao vermos que sensibilizamos os adolescentes. Além disso, o nosso intuito é trabalhar com as questões sociais, o nosso intuito é pedagógico e não punitivo. Então, tem tudo a ver com essa linha de ação que todos os juízes, promotores, defensores, a sociedade em si deve ter com os adolescentes em conflito com a lei, pois eles são produtos do nosso sistema adulto, do nosso sistema de responsabilidades ou da falta delas para com eles”, afirma.


Créditos - Alecy Pereira Alves

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mundo - Galã indiano Suraj surpreende fãs ao oficializar casamento com a prima Sanjana
  • Pelando - Ana de Armas é vista novamente com brasileiro Marcelo Valente em Los Angeles
  • Mato Grosso - Prefeitura libera alça de retorno na Av. do CPA para melhorar fluxo de veículos
  • Mato Grosso - SES-MT capacita equipes para reforçar vigilância de arboviroses zoonóticas 
  • Política Brasil - Ananias Filho aponta Ranalli como opção do PL ao Senado em 2026
  • Pelando - “Calvo do Campari” nega estupro, admite agressão mútua e segue investigado por violência doméstica
  • Geral - Construtora é condenada por entregar imóvel com defeitos e contas atrasadas em Cuiabá
  • Política MT - Pesquisa aponta Mauro Mendes e Janaina Riva à frente na disputa pelo Senado em Cuiabá e VG
  • Mundo - Netflix fecha acordo para assumir controle da Warner Bros. Discovery
  • Geral - Rio anuncia Réveillon com 13 palcos, cinco milhões de pessoas e espetáculo de fogos com drones