Pesquisadores ‘revivem’ árvore bíblica após encontrarem semente milenar em caverna
Redação
Veja
Uma equipe de pesquisadores foi capaz de trazer de volta da extinção uma espécie de árvore que possivelmente foi citada na Bíblia. A planta, chamada de “Sheba”, foi recuperada a partir de uma semente milenar que foi encontrada em uma caverna ao norte de Jerusalém, em Israel.
A semente que originou Sheba foi encontrada durante a década de 1980 em uma escavação arqueológica em Wadi el-Makkuk e tem idade estimada entre os anos de 993 e 1202. A árvore foi plantada há 14 anos e possui três metros de altura. O estudo que analisa a planta foi publicado na “Communications Biology” em 10 de setembro. As informações são do “Daily Mail” e do “IFL Science”.
As suspeitas são de que a árvore seja do mesmo tipo de planta responsável pelo “tsori”, um extrato medicinal citado pela Bíblia nos livros de Gênesis, Jeremias e Ezequiel. A pesquisa estipula por análises filogenéticas e de DNA que a árvore pertence ao gênero Commiphora, que abrange 200 espécies vivas, e não se sabe se a semente foi deixada na caverna onde foi encontrada por ação humana ou de animais.
Inicialmente, os pesquisadores sugeriram que a árvore poderia ser um exemplar de “Bálsamo da Judeia”, uma planta reconhecida durante a antiguidade por conta de sua fragrância. Entretanto, observações posteriores constataram que “Sheba” não possui um odor característico.
Segundo os cientistas, uma análise fitoquímica das folhas da planta apontaram a presença de triterpenóides pentacíclicos e altos níveis de escaleno. Os compostos foram associados a efeitos positivos na pele, como hidratação e cicatrização, além de propriedades medicinais anti-inflamatórias, antibacterianas e anticancerígenas.
A presença de tais atributos levou Sarah Sallon, autora do estudo, a especular que “Sheba” é a fonte da resina bíblica “tsori”. Ainda, a área da caverna onde a semente foi encontrada bate com a descrição do Gilead – uma região a leste do rio Jordão entre o rio Yarmuk e o extremo norte do Mar Morto – colocado por textos antigos como habitat da planta.
Fonte: Revista Planeta