CCJR aprova proposta de deputado que cobra eficiência em órgãos e limita tempo de espera


25/09/2024 às 08:56
Redação

ALMT

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (24.9) o parecer favorável ao Projeto de Lei (615/2024) que limita em 15 minutos nos dias úteis, e em 30 minutos nos dias anterior e posterior a feriados prolongados o prazo de espera por parte dos cidadãos em órgãos públicos e empresas concessionárias de serviços públicos. De autoria do deputado Diego Guimarães (Republicanos), a proposta visa garantir um atendimento mais eficiente e respeitoso às pessoas que buscam o serviço público.

Em caso de descumprimento dos prazos estabelecidos pela proposta, os infratores ficarão sujeitos à advertência e multa de até  dez Unidades Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPF/MT), o equivalente atualmente a cerca de R$ 2,4 mil, podendo ser dobrada em caso de reincidência. 

“O contribuinte, consumidor mato-grossense, paga uma alta carga de impostos, tributos, contribuições e tarifas e precisa ter, como retorno, um bom serviço prestado e um atendimento célere. Com essa proposta, estabelecemos um limite aceitável para assegurar que isso ocorra. Precisamos de eficiência na administração pública”, destacou Guimarães ao defender a proposta.

Ele lembrou que a constitucionalidade da proposta foi assegurada pelo Supremo Tribunal Federal que, em setembro do ano passado, validou uma lei semelhante aprovada em Santa Catarina. “Ficou estabelecido que tudo aquilo que visa proteger o consumidor e for estabelecido nos estados é válido, uma vez que a responsabilidade por criar leis sobre o tema é concorrente, ou seja, não é exclusividade da Câmara dos Deputados ou do Senado”.

Antes de ser analisada pela CCJR, o texto havia sido aprovado pela Comissão de Trabalho e Administração Pública, também com parecer favorável. Agora o PL deverá ser analisado em plenário, antes de seguir à sanção governamental.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Justiça manda TikTok identificar perfis que humilharam influenciador com deficiência
  • Mundo - Sam Smith passa Réveillon na Amazônia e surpreende fãs
  • Entrevista - Comunidade da Grande Rio aprova Virginia como nova rainha de bateria
  • Política Brasil - MDB lidera lista de favoritos ao Senado em 2026, aponta levantamento nacional
  • Geral - Motoristas podem anular multas com erros e evitar prejuízos financeiros
  • Mato Grosso - Piscicultura impulsiona Paranaíta e vira motor de renda no campo com apoio técnico
  • Mundo - BTS anuncia novo álbum e turnê mundial para 2026
  • Geral - Sema suspende recebimento de novos elefantes em santuário após mortes em MT
  • Política Brasil - Governo sanciona LDO de 2026 com previsão de superávit e veta trechos do Congresso
  • Geral - CEO do Instagram defende selo de autenticidade para conteúdos reais