Sedec apresenta potencial econômico do polo florestal mato-grossense em feira internacional
Redação
SEDEC-MT
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), em parceria com a Associação de Empresas de Reflorestamento do Estado (Arefloresta), levou as oportunidades do polo florestal de Mato Grosso para Lignum Latin America, maior feira do setor madeireiro da América Latina, que ocorreu de 17 a 19 de setembro, em Curitiba. O evento reuniu empresários, autoridades, especialistas e mais de 160 expositores.
Durante a feira foram abordados o potencial econômico, ambiental e florestal de Mato Grosso no estande da Sedec. A equipe de colaboradores da secretaria e da Arefloresta apresentou materiais promocionais, tirou dúvidas e fez reuniões com investidores durante três dias em que abordou os benefícios do Estado.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, explica que o Governo empenha-se em atrair investidores para plantar no Estado, por conta de uma grande demanda de biomassa.
“Temos feito ações para posicionar o Estado na área florestal e buscando espaços. Hoje temos diversas indústrias, como a de etanol, e uma grande procura por novas instalações em Mato Grosso, o que gera uma grande demanda por energia. Essa demanda por biomassa é uma grande oportunidade para plantar-se em Mato Grosso e temos levado isso ao setor florestal do país, as grandes oportunidades que temos aqui, a participação na Lignum é um exemplo disso”, afirma César Miranda.
Conforme os secretário, a participação na feira fortalece a imagem do Estado no cenário nacional e abre novas portas para parcerias comerciais e investimentos. A expectativa é que a visibilidade contribua para o crescimento do polo florestal de Mato Grosso.
Para o presidente da Arefloresta, Clair Bariviera, o evento foi uma oportunidade de conhecer novas tecnologias, tendências e criar novos acordos comerciais.
“É importante as entidades de Mato Grosso serem unidas, como essa parceria entre a Arefloresta e a Sedec neste evento. A feira foi uma oportunidade de ver novas tecnologias, tendências, conversar com o mercado nacional e internacional e criar laços comerciais vantajosos para o Estado”, disse.
A Lignum Latin America é uma feira focada na transformação, beneficiamento, preservação, energia, biomassa, uso da madeira e manejo florestal. A cada edição apresenta soluções, lançamentos e tendências para o setor industrial madeireiro e florestal de forma estática e dinâmica.