SBT terá debate sem cadeiras parafusadas e com ‘seguranças bem preparados’
Redação
Eleições
Nesta sexta-feira, 20 de setembro, o SBT realizará um debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, em parceria com Terra e rádio Nova Brasil. O evento será apresentado e mediado pelo jornalista Cesar Filho e ocorrerá a partir das 11h15, com exibição ao vivo e simultaneamente nos três veículos de comunicação. O debate será dividido em três blocos, com duração total de 1h45 e previsão de término às 13h.
Em atendimento à legislação eleitoral vigente, foram convidados obrigatoriamente os candidatos com representatividade de cinco cadeiras no Congresso Nacional até o dia 20 de julho, conforme tabela publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e aqueles considerados de relevância jornalística pela organização do debate, sendo eles: Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).
Segundo informações que o OFuxico obteve, diferente do que aconteceu na RedeTV!, onde cadeiras foram parafusadas para evitar possíveis agressões, o SBT não terá medida de segurança extra, contando com o “bom senso” dos candidatos e seus “seguranças bem preparados”.
Vale ressaltar que César Filho ficará no meio dos seis púlpitos e, de acordo com informações, Datena e Pablo Marçal ficarão próximos.
Regras do Debate
Primeiro Bloco: Perguntas entre candidatos com temas diversos sorteados. Pergunta de 30s, resposta de 1min30s, réplica e tréplica de 1min cada. Os candidatos serão informados do tempo decorrido em cada participação por um cronômetro no estúdio. Em caso de não respeito ao tempo, o mediador interromperá a fala do candidato, dando prosseguimento ao debate.
Segundo Bloco: Rodada de perguntas dos jornalistas participantes, sem repetição de candidatos para responder. Resposta de 1min30s. Um segundo candidato será escolhido para comentar em 1min.
Terceiro Bloco: Nova rodada de perguntas entre candidatos com temas diversos sorteados, nos mesmos tempos do primeiro bloco, e considerações finais.
Direito de Resposta: Ofensas pessoais podem ser contestadas com um minuto adicional de resposta. O pedido deve ser feito ao mediador no momento da ofensa ou ao final do bloco. Um corpo jurídico formado pelos promotores do debate definirá se houve citação que justifique o direito de resposta. Serão entendidas como ofensa pessoal as ocorrências de calúnia, injúria ou difamação. O direito de resposta será exercido a qualquer tempo dentro do bloco em que foi solicitado ou no início do seguinte, caso o pedido seja feito ao fim do bloco em curso.
Serviço:
Transmissão: SBT, Terra e Nova Brasil
Data: 20 de setembro
Horário: Das 11h15 às 13h
Apresentação e Mediação: Cesar Filho
Fonte: Ofuxico