Campanha do TSE destaca a importância da representatividade para a consolidação da democracia


18/09/2024 às 14:01
Redação

TSE

Dois dias após as comemorações do Dia Internacional da Democracia e a 20 dias das Eleições Municipais 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança, nesta terça-feira (17), em suas redes sociais, o primeiro vídeo da campanha “Representatividade. Isso é democracia”. A iniciativa busca ressaltar a importância de se participar das eleições, tanto como eleitores quanto como candidatos. O lançamento foi feito pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, durante a sessão plenária desta terça. 

“É uma busca de realçar a importância da participação de todas as pessoas nas eleições, na condição de eleitora ou eleitor, ou na condição de candidata ou candidato. Isso vale para todas as pessoas: as que têm voto facultativo – 16 a 18 anos e com mais de 70 anos – e as que vão votar por um direito/dever constitucional”, explicou a ministra.  

A campanha consiste em uma série de vídeos sobre pluralidade e representatividade nas urnas, a fim de reforçar o papel da Justiça Eleitoral de garantir o direito ao voto e à cidadania a todas as eleitoras e a todos os eleitores do Brasil.  

A ideia é sensibilizar também grupos historicamente excluídos do processo eleitoral – como negras e negros, povos originários, mulheres, quilombolas, pessoas com deficiência (PCDs), comunidade LGBTQIAPN+, além de idosas, idosos e jovens – sobre o seu relevante papel na construção e consolidação da democracia. 

O primeiro vídeo da campanha mostra a diversidade da população, enquanto um áudio com voz feminina diz: “Temos voz. Fazemos parte de uma democracia. Como eleitoras e eleitores ou como candidatas e candidatos, estamos prontos para votar em eleições livres e justas”.   

Campanha  

A campanha “Representatividade. Isso é democracia” tem o objetivo de fortalecer a ideia de que todas e todos têm voz no processo democrático, independentemente de seu grupo social, e reforçar a relevância da diversidade nas eleições.  

Com a campanha, a Justiça Eleitoral planeja uma série de comunicados e vídeos convocando grupos minoritários a exercerem seu papel cidadão nas urnas. Ressaltando números do eleitorado e números das candidaturas, a finalidade é incentivar a liberdade de grupos identitários na hora de votar e se candidatar.   

O vídeo de lançamento será publicado nos canais e nas redes do TSE, que está presente no YouTube, Facebook, Instagram, TikTok e Kwai. O lançamento de um webdocumentário sobre os esforços da Justiça Eleitoral para garantir o voto de povos indígenas também está previsto para ser lançado até o pleito.   

“Todos e todas têm o mesmo papel fundamental na construção da democracia brasileira, que haverá de ser feita nos termos do inciso I do artigo 3º da Constituição: a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. A solidariedade está, exatamente, nessa reunião de todas e todos nós, brasileiras e brasileiros”, afirmou a ministra.    

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Trabalhadores de fazenda de Leonardo ficavam em local com fezes
  • Geral - Chegaremos aos 100? Expectativa de vida está desacelerando, diz estudo
  • Brasil - Jenny Miranda detona Gretchen: “Brincou com meus sentimentos”
  • Pelando - Jenna Fischer, a Pam de ‘The Office’, revela diagnóstico e cura de câncer: ‘Estou ótima’
  • Geral - Cientistas revelam como é o cérebro das moscas em detalhes impressionantes
  • Mundo - Com US$ 1,6 bi, Taylor Swift é a artista musical mais rica do mundo
  • Pelando - Usher teria sofrido abuso sexual quando morou com Diddy, diz ex-segurança
  • Brasil - ‘Defender liberdade de expressão dentro da lei’, diz X após volta ao Brasil
  • Brasil - CCJ aprova PEC que limita decisões individuais de ministros do STF
  • Mundo - Advogado busca acordo com celebridades envolvidas em escândalo sexual de Diddy