ALMT: Seduc coordenará atividades da Semana Estadual da Geodiversidade


Divulgação  - Foto: Divulgação A suplente de deputada Sheila Klener é autora do projeto original que, agora, mudou de Sema, para Seduc, a secretaria responsável pela coordenação e promoção das atividades da Semana Estadual da Geodiversidade.
16/09/2024 às 14:39
Redação

ALMT

O Governo do Estado de Mato Grosso sancionou o Projeto de Lei nº 2318/2023, do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB) que altera o artigo 4º da Lei 12.303, de 24 de outubro de 2023 e dispõe sobre a criação da Semana Estadual da Geodiversidade de Mato Grosso.

A alteração do artigo passou a vigorar a partir do dia 12 deste mês com a Lei nº 12.651/2024, adequando para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a coordenação e promoção das atividades da Semana Estadual da Geodiversidade, em parceria com instituições de ensino, de pesquisa, organizações não governamentais e demais entidades relacionadas ao tema.

A proposta atual altera a Lei 12.303/2023, da deputada Sheila Klener, que ocupou a vaga do deputado Carlos Avallone, licenciado na época. O artigo 4º constava “caberá ao órgão estadual responsável pela gestão ambiental (Sema) a coordenação e promoção das atividades da Semana Estadual da Geodiversidade, em parceria com instituições de ensino, de pesquisa, organizações não governamentais e demais entidades relacionadas ao tema, o que foi agora alterado.

Vale destacar que, a Semana Estadual da Geodiversidade será realizada anualmente na última semana do mês de maio. O evento tem como objetivo a promoção de campanhas de conscientização, sensibilização e publicidade versando sobre os elementos de geodiversidade, sendo eles paleontológico, mineralógico, petrológico, estratigráfico, tectónico, geomorfológico e espeleológico.

Durante a semana, serão realizadas atividades educacionais, culturais, científicas e de divulgação, tais como palestras, seminários, exposições, visitas a sítios geológicos e áreas de interesse geológico, concursos, entre outras ações voltadas à sensibilização e participação da comunidade.

Consta também que, as escolas da rede pública e privada do Estado de Mato Grosso serão incentivadas a incluir em seus currículos atividades e conteúdos relacionados à geodiversidade durante a Semana Estadual da Geodiversidade.

Fica estabelecido ainda que, durante a semana, a administração pública poderá firmar parcerias com a iniciativa privada, instituições de ensino e organizações não governamentais para a realização de projetos e ações voltados à divulgação e valorização da geodiversidade.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Thais Carla mostra treino após perder 52 kg: “Quero ver acompanhar”
  • Mato Grosso - IA no setor público: Lidianne Santi destaca importância da capacitação jurídica
  • Política MT - Abílio é elogiado pelo TCE como exemplo de gestão em Mato Grosso
  • Mato Grosso - Mais Médicos reforça atendimento em MT com 89 profissionais
  • Brasil - Governo Federal lança Tarifa Social de Energia com gratuidade para 60 milhões de brasileiros
  • Geral - Carol Peixinho revela que levou 7 meses para engravidar de Thiaguinho
  • Política MT - Demilson propõe validade de 18 meses para comissionados e exige concurso para funções técnicas
  • Política Brasil - Deputado vê federação entre Republicanos e MDB sem viabilidade
  • Política MT - Assembleia aprova, em 1ª votação, projeto que congela valores do Fethab
  • Mato Grosso - Mauro descarta gestão da Santa Casa e confirma transferência de serviços