Faltam 24 dias: mais de mil denúncias sobre propaganda eleitoral irregular são recebidas por dia no app Pardal


12/09/2024 às 13:10
Redação

TSE

Em 28 dias de funcionamento, o aplicativo Pardal recebeu mais de 34.200 denúncias sobre práticas de propaganda eleitoral irregular na campanha das Eleições Municipais de 2024, cujo 1º turno acontece no dia 6 de outubro, em 5.569 cidades do país. O número corresponde a uma média superior a 1.200 denúncias por dia.  

A ferramenta desenvolvida pela Justiça Eleitoral registra queixas no curso da propaganda eleitoral, iniciada em 16 de agosto. Conforme mostram as estatísticas do Pardal Web, do total de relatos, a maior parte envolve candidatos ao cargo de vereador, seguido do cargo de prefeito, partido/coligação/federação e do cargo de vice-prefeito.  

Entre os estados, São Paulo continua liderando o ranking, com 6.702 denúncias, Minas Gerais aparece em segundo, com 4.145, e o Rio Grande do Sul em terceiro, com 3.453. Por outro lado, as unidades da Federação que menos registraram relatos foram Roraima (23), Amapá (48) e Tocantins (98).  

Os dados desta reportagem retratam o cenário no país até as 19h desta quarta-feira (11). 

11.09.2024 Mapa Pardal

Quanto ao tipo de irregularidade, 11% dos relatos dizem respeito a propagandas na internet e 89% a outras formas de propaganda geral nas ruas. As denúncias relacionadas às candidaturas e ao contexto local da disputa são encaminhadas ao juízo eleitoral competente, a fim de exercer o poder de polícia eleitoral, conforme estabelece a Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 662/2024. 

Para evitar acusações incorretas ou infundadas, o aplicativo fornece a descrição específica sobre o que pode e não pode com relação ao tópico em questão. Com base na avaliação da usuária ou do usuário, são oferecidas as opções “Prosseguir” ou “Encerrar”. Quem faz a denúncia é responsável por preencher os dados e anexar os arquivos sobre a irregularidade apontada.  

Se a acusação estiver relacionada a casos de desinformação, a pessoa será direcionada para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) e, se o assunto tratar de crime ou ilícito eleitoral, para o Ministério Público Eleitoral.  

O aplicativo Pardal pode ser baixado gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis Google Play e App Store. 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Saiba a real sobre o barraco no aniversário de Andressa Urach
  • Brasil - Em 5 anos, número de cursos de graduação EaD cresceu mais de 232%
  • Geral - Doenças sociais oportunistas (Everardo Maciel)
  • Pelando - Bia Miranda se pronuncia após Gato Preto declarar que ela interrompeu a gestação do segundo filho
  • Mato Grosso - Em Mato Grosso, CAR vira ferramenta para grilagem em terras indígenas
  • Pelando - Fã compra calcinha usada de Fabiana Andrade e valor chama a atenção
  • Mato Grosso - Museu de História Natural tem programação especial para o mês das crianças com oficinas e atividades lúdicas
  • Política Brasil - Faltam 3 dias: cinco municípios farão consultas populares no 1º turno
  • Geral - De cansaço à ansiedade: veja sintomas da deficiência de vitamina B12
  • Pelando - Maidê Mahl segue internada em estado grave