Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SE lança "Tia Vera", campanha contra a desinformação nas Eleições 2024


12/09/2024 às 08:33
Redação

TSE

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) lançou, em agosto, a campanha "Tia Vera", contra a desinformação nas eleições. Com transmissão exclusiva nas rádios sergipanas, a ação publicitária tem o objetivo de abordar os efeitos negativos das notícias falsas e a importância de não se disseminar desinformação. 

A campanha prevê a divulgação de 12 spots (anúncios de rádio) até o dia 31 de outubro e cada um permanecerá no ar, aproximadamente, por uma semana. O material está sendo transmitido durante a programação diária das rádios. A Justiça Eleitoral sergipana espera alcançar o maior número de eleitores possível, incluindo quem não tem acesso às mídias digitais.  

Desenvolvimento da campanha 

Entre março e abril de 2024, o time do Laboratório de Inovação (!9SE) do TRE-SE realizou uma pesquisa de campo para entender como a desinformação afeta a população. Durante o projeto, 27 entrevistas foram feitas na capital e no interior do estado de Sergipe. Foram ouvidos 15 eleitores, 3 magistrados, 1 assessora de magistrado, 4 representantes de partidos, 3 especialistas da área da Educação (1 professor de Comunicação Social, 1 aluno de doutorado em Direito e 1 aluna de mestrado em Direito) e 1 jornalista de televisão. 

Para compreender o comportamento das cidadãs e dos cidadãos sergipanos, definir os objetivos da campanha e selecionar a melhor maneira de incentivar boas práticas, a equipe utilizou a metodologia de design thinking.  

Com base nos resultados, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do TRE-SE, as servidoras e os servidores elaboraram roteiros em formato de diálogos, em linguagem simples, com uma personagem central, nomeada de Tia Vera. A personagem atua moderando as discussões sobre política que ocorrem no grupo de sua família em um aplicativo de comunicação. 

Por trás da ação 

O projeto "Tia Vera" foi idealizado pelo i9SE, em parceria com o Laboratório de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o GNova Lab, e com o apoio da Comissão de Enfrentamento à Desinformação, presidida pelo juiz do TRE-SE Hélio Mesquita.  

A equipe do i9SE responsável por desenvolver o projeto é formada pelos servidores Rosa Márcia, Hermano de Oliveira, Elielson Souza, Micheline de Deus e Paulo Sérgio. Para a gravação dos spots, a campanha conta com a colaboração de colegas que estão emprestando suas vozes para dar vida à Tia Vera (Ada Campos) e aos demais personagens (André Frossard, Júnior Lima, Marcelo Barreto, João Lover e Luigi Abdias). 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Cavoodle: raça canina volta a se popularizar e especialista faz alerta
  • Pelando - Rayssa revela culpa após “trocar” namorado durante o Ilha da Tentação
  • Mundo - Marburg: o que se sabe sobre vírus com potencial pandêmico
  • Pelando - Avião de Gusttavo Lima vai ser usado no combate a crimes. Entenda
  • Geral - X paga multas impostas pelo STF e vai pedir liberação de funcionamento no Brasil, dizem fontes
  • Mato Grosso - CGE e SES firmam parceria para reduzir pagamentos indenizatórios
  • Brasil - Ana Castela ganha presente especial de Cristiano Ronaldo
  • Brasil - Mais de 13 milhões já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional; saiba como tirar
  • Brasil - Budweiser vai pagar R$ 20 mil para ‘fãs profissionais’ assistirem shows pelo Brasil
  • Mato Grosso - Secel divulga resultado preliminar do edital Viver Cultura – Identidades