Repertório no Enem: 5 séries que já foram citadas em redações nota mil


10/09/2024 às 14:22
Redação

Enem

Quem disse que o seu repertórioem uma redaçãoprecisa ser exclusivamente com referências eruditas, de pensamentos de filósofos da Antiguidade ou de sociólogos do século 20? Notícias do mundo pop, filmes de Hollywood e séries de streaming também podem servir para mostrar sua bagagem cultural e, sim, te render uma nota mil.

Esse foi o caso de vários candidatos nos últimos anos, e o GUIA DO ESTUDANTE reuniu cinco exemplos para te inspirar. Confira abaixo!

Grey’s Anatomy

pôster de divulgação da série grey's anatomy
(ABC/Divulgação)

No Enem 2023, a vestibulanda Mariane Clementino tirou nota mil na redação que teve como frase-tema os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Em meio à sua argumentação, ela citou uma série queridinha de quem presta Medicina: “Grey’s Anatomy”.

Em seu texto, Mariane explorou um período da série em que a personagem principal, Meredith Grey, abdica da sua carreira para assumir a responsabilidade sobre os filhos, enquanto seu marido, Derek, não quis abrir mão de seu trabalho e nem reconheceu o sacrifício feito por sua esposa.

Anne With an E

Série Anne com E, da Netflix
(Netflix/CBC/Reprodução)

A vestibulanda Maria Eduarda Graciano conquistou a tão sonhada nota mil no Enem 2022 citando a série da Netflix “Anne With an E”. Como o tema daquele ano era “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, ela mencionou o preconceito sofrido por uma comunidade indígena, na série, por conta da ignorância de parte da população em relação à diversidade étnica.

A ideia da estudante foi comparar essa ignorância com o desconhecimento da sociedade brasileira com a própria identidade multiétnica do nosso país – o que desencadeia também preconceitos.

Aruanas

Cartaz do seriado
Seriado “Aruana” foca em ativistas que lutam para manter a Amazônia em pé. (Fábio Rocha/Globo/Reprodução)

Também no Enem 2022, uma série brasileira foi usada pelo candidato Luiz Henrique Nogueira dos Santos para falar sobre os “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil“.

A obra do Globoplay, Aruanas, ajudou o estudante a explorar a questão de ações ilícitas que prejudicam o meio ambiente e populações tradicionais sem punição. Isso porque ele mencionou as “dificuldades enfrentadas por mulheres que lutam contra esquemas criminosos na Amazônia e que tentam assegurar a segurança e a sobrevida das comunidades inseridas nesse meio.”

Cidade Invisível

Recorte do poster de divulgação da série Cidade Invisível, da Netflix.
(Netflix/Divulgação)

Outra série brasileira que rendeu uma nota mil na edição de 2022, foi “Cidade Invisível”! obra foi citada logo no início do texto para ajudar na contextualização. A vestibulanda Fernanda Barbosa relacionou o cenário do país com a trama, explicando que uma população ribeirinha retratada na série é ameaçada por uma empresa que quer explorar os recursos da região, assim como diversos casos que ocorrem fora da ficção.

E não são só séries que podem ser usadas como repertório. Na mesma redação, Fernanda citou a clássica animação “O Corcunda de Notre Dame” para reforçar sua argumentação.

Guerras do Brasil

Cena do documentário
(Netflix/Reprodução)

Minisséries também podem dar conta do recado. No Enem 2022, com o mesmo tema dos exemplos anteriores, a estudante Ana Alice Teixeira Freire, conquistou a nota mil em um texto que mencionava a minissérie documental “Guerras do Brasil”.

Ela explicou que a obra, que pode ser encontrada no catálogo da Netflix, mostra a reflexão do professor indígena Ailton Krenak sobre a dizimação dos povos originários a partir de perspectivas atuais.

Fonte: Guia do Estudante

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Leonardo indeniza em R$ 225 mil trabalhadores resgatados de fazenda, diz advogado
  • Brasil - Ainda sob cuidados médicos, Raquel Brito fala pela primeira vez após desclassificação de ‘A Fazenda 16’
  • Geral - YouTube é mais assistido que Globo e TVs abertas, diz pesquisa
  • Pelando - Farofa da Gkay esgota ingressos ao público em três horas
  • Pelando - Sabrina Boing Boing revela que não sabe andar de ônibus no Brasil
  • Brasil - “Hitler” é preso no Rio por golpe envolvendo morte de moradora de rua
  • Geral - Caso Coringa e Arlequina: como descobrir se vivo uma relação tóxica?
  • Brasil - Lula publica o primeiro post desde a volta do X no Brasil
  • Mundo - Hayden Panettiere foi internada em reabilitação após intervenção da família
  • Pelando - Filha de Paulo Cupertino vai depor sem a presença do pai em julgamento