Projeto fomentado pela Fapemat implanta rádio escolar digital como forma de aprendizagem
Redação
Educação
Estudantes da Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra, no município de Barra do Garças, passaram a contar com uma rádio escolar digital. Produto de inovação desenvolvido no âmbito do Programa de Inovação na Escola (PIE), da Fundação de Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), a rádio tem como objetivo a promoção da socialização e da interdisciplinaridade entre os estudantes, utilizando para isso a comunicação como ferramenta de expressão.
O Programa de Inovação na Escola (PIE) tem como meta amparar a realização de projetos de pesquisa científica e inovação tecnológica a serem executados por professores e alunos de escolas públicas estaduais de Mato Grosso.
Conforme a coordenadora do projeto, professora Marcelle Karyelle Montalvão Gomes, a proposta da rádio escolar vai além de ser um simples meio de transmissão de informações.
“A intenção é que ela se torne um espaço privilegiado para a reflexão sobre o uso da linguagem e para a exploração dos recursos sonoros da comunicação. Isso inclui aspectos tanto das ciências humanas e sociais, quanto das ciências exatas”, explica.
Segundo Marcelle, através desse projeto, os estudantes têm a oportunidade de expressar suas ideias, crenças e ideologias, fomentando uma maior compreensão das igualdades e diferenças e trazendo uma melhor compreensão da vivência em comunidade.
No projeto, os alunos foram capacitados a lidar com os equipamentos de rádio, organizar a programação e, eventualmente, criar conteúdo em formato de podcast para ser publicado em plataformas de mídia digital, como Spotify, YouTube e Deezer.
De acordo com a coordenadora, esses aprendizados ampliaram as habilidades técnicas dos alunos, promovendo experiências educacionais mais ricas, contribuindo para a inovação nas práticas pedagógicas da escola.
Um dos primeiros passos do projeto foi a apresentação da rádio escolar aos alunos, destacando o objetivo e relevância dentro do ambiente escolar. A partir dessa introdução, todos os estudantes tiveram acesso às programações, que foram cuidadosamente organizadas e planejadas. Alguns alunos foram selecionados como bolsistas e treinados para manusear os equipamentos de rádio, aprendendo a organizar a programação, adquirindo assim habilidades práticas que foram além da sala de aula.
“Em uma realidade cada vez mais digital, a rádio escolar se posiciona como um meio inovador de comunicação e aprendizado no processo estudantil, integrando a tecnologia à educação. A iniciativa não só enriquece o processo de ensino-aprendizagem, mas também fortalece os laços entre a comunidade escolar. A rádio se torna, assim, uma plataforma dinâmica que promove a interação e a expressão criativa, ampliando as possibilidades de comunicação e aprendizado para os envolvidos”, ressalta Marcelle Montalvão.