Orientações do TSE estão em destaque no TikTok


22/08/2024 às 14:21
Redação

TSE

Com a proximidade das eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem promovido uma série de ações voltadas à organização e à segurança do pleito. Entre elas, está a renovação de acordos com plataformas digitais para o enfrentamento da desinformação relativa ao processo eleitoral. Fruto de parceria com o TSE, o TikTok disponibiliza o Guia Eleições 2024, uma página com conteúdos de serviços à eleitora e ao eleitor.  

A parceria com o TikTok foi renovada no dia 16 de agosto. Pelo acordo, o canal de vídeos auxiliará o TSE na transmissão ao vivo de eventos realizados pelo Tribunal e disponibilizará, em conteúdos da plataforma, a chamada “Etiqueta de Eleição”, que é específica para os vídeos relacionados ao pleito deste ano.  

Também em agosto, o Tribunal assinou memorandos de entendimento com o Facebook, o LinkedIn, o Kwai, X (antigo Twitter), o Google e o Telegram. De acordo com os documentos, as empresas se comprometem a adotar medidas céleres para conter as notícias falsas e a cooperar com o Tribunal no Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE).  

O que é o Guia das Eleições?  

Elaborado conjuntamente com o TSE, o Guia das Eleições do TikTok oferece conteúdos de fontes confiáveis, informações a respeito do funcionamento do processo de votação e orientações sobre como tirar e regularizar o título de eleitor. Há também dicas de como identificar conteúdos falsos e como denunciar vídeos possivelmente violativos. Por meio do memorando, o TikTok reafirmou, assim, seu compromisso com a integridade. Reforçou que a proteção e a segurança da comunidade são prioridades.  

Com essa colaboração entre a plataforma e o TSE, as usuárias e os?usuários que procuram informações sobre as eleições na plataforma têm acesso a conteúdos oficiais e confiáveis.  

Integridade  

Em comunicado publicado na plataforma, o TikTok destaca sua diretriz de não permitir anúncios políticos. Contas de políticos ou partidos são proibidas de anunciar ou monetizar conteúdos na página de vídeos. Essa prática, de longa data, busca evitar a influência política direta e garantir que o aplicativo continue sendo um espaço livre de manipulações e campanhas enganosas.  

A rede social conta com 40 mil profissionais, espalhados pelo mundo, em sua área de Segurança e Confiança. Esses especialistas trabalham para enfrentar a desinformação, monitorando e moderando conteúdos, bem como implementando medidas para proteger a integridade das informações, para garantir que o TikTok permaneça um espaço seguro e confiável às usuárias e aos usuários.?   

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Leonardo indeniza em R$ 225 mil trabalhadores resgatados de fazenda, diz advogado
  • Brasil - Ainda sob cuidados médicos, Raquel Brito fala pela primeira vez após desclassificação de ‘A Fazenda 16’
  • Geral - YouTube é mais assistido que Globo e TVs abertas, diz pesquisa
  • Pelando - Farofa da Gkay esgota ingressos ao público em três horas
  • Pelando - Sabrina Boing Boing revela que não sabe andar de ônibus no Brasil
  • Brasil - “Hitler” é preso no Rio por golpe envolvendo morte de moradora de rua
  • Geral - Caso Coringa e Arlequina: como descobrir se vivo uma relação tóxica?
  • Brasil - Lula publica o primeiro post desde a volta do X no Brasil
  • Mundo - Hayden Panettiere foi internada em reabilitação após intervenção da família
  • Pelando - Filha de Paulo Cupertino vai depor sem a presença do pai em julgamento