Óleo substituto do azeite previne Alzheimer e combate o envelhecimento


16/08/2024 às 09:29
Redação

Entenda

Apesar de dominar a cena quando o assunto é saúde, o preço do azeite de oliva não para de subir, além de ser um dos alimentos que mais sofre fraudes no mundo. Dessa forma, o esperado é que o consumidor tente encontrar alternativas viáveis que também sejam vantajosas à saúde.

Um óleo que está na mira dos pesquisadores ultimamente e promete trazer boas novas é o óleo de amendoim, extraído da planta Arachis hypogaea.

O Brasil produz cerca de 747 mil toneladas da leguminosa anualmente — delas, são extraídas 87 mil toneladas de óleo. Mas os benefícios dele não se limitam à balança comercial — já que exportamos boa parte do produto —, mas também englobam a saúde.

amendoim
O óleo extraído do amendoim oferece muitos benefícios à saúde

Óleo rico em nutrientes

O óleo do amendoim é rico em vitamina E, uma vitamina com alto poder antioxidante, relacionada ao rejuvenescimento celular e com vantagens para a saúde física e mental.

Assim como a uva, o produto conta também com um outro antioxidante famoso, o resveratrol, que previne doenças como Alzheimer, devido à sua ação de desintoxicar o corpo de xenobióticos (moléculas nocivas).

Não bastando esses benefícios, o amendoim — e, consequentemente, o óleo — é rico em gorduras poli-insaturadas, como o ômega-6, que oferece vantagens metabólicas, principalmente para a saúde cardiovascular.

Ótima opção na cozinha 

Além de todos esses benefícios, o óleo de amendoim pode ser uma excelente opção para frituras. Isso porque ele possui um alto ponto de fumaça (232 ºC, de acordo com o Guia Michelin). Um alto ponto de fumaça representa o momento em que o óleo começa a degradar, ou seja, a oxidar e formar toxinas, como a acroleína, que já foi associada ao potencial cancerígeno.

Logo, quanto maior o ponto de fumaça de um óleo, mais tempo podemos fritar sem que toxinas sejam produzidas. Para se ter uma ideia, o extraído do amendoim é tão resistente quanto o óleo de soja, que costuma ser o mais utilizado para essa finalidade, além de bem mais resistente que o próprio azeite de oliva.

No entanto, o amendoim é rico em gorduras e, ainda que considerado vantajoso, devemos estar atentos quanto às quantidades ingeridas.

A gordura (lipídios) são moléculas calóricas que oferecem nove calorias por grama. Então, ainda que seja uma alternativa promissora, qualquer opção de óleo deve ser utilizada com parcimônia. Já no que diz respeito ao custo-benefício, o óleo de amendoim parece que vem para ficar, e bom para nós.

Fonte: Metrópoles

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política MT - Prefeita dá boas-vindas à turma de técnico em enfermagem em aula inaugural de 2025
  • Política MT - Desenvolve MT registrou crescimento de 189% no crédito para investimento em 2024
  • Política Brasil - “Não queremos briga”, diz Lula sobre novo governo de Trump nos EUA
  • Mato Grosso - Baixinha defende subprefeituras e setor menos burocrático na saúde pública
  • Mato Grosso - Governo de MT vai enviar 400 cestas de alimentos para famílias em Confresa
  • Mato Grosso - Defesa Civil de Várzea Grande monitora córregos e realiza ações preventivas
  • Brasil - Inep será responsável por aplicar Prova Nacional Docente
  • Mato Grosso - Sisu: primeiras notas de corte já estão disponíveis
  • Mundo - "BBB 25": Daniele Hypolito cai em lágrimas por se sentir excluída
  • Mundo - Veja quem são as três mulheres libertadas pelo Hamas em acordo de cessar-fogo