Ministério da Gestão orienta download dos aplicativos de documentos digitais para identificação no Concurso Público Nacional
Redação
CNU: Enem dos Concursos
Os 2,1 milhões de brasileiros que vão fazer o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), no próximo dia 18 de agosto, precisam levar um documento de identidade com foto, seja físico ou digital. Organizador do maior processo seletivo da história do serviço público brasileiro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reforça a importância de o documento ser original. Não serão aceitas cópias, nem mesmo autenticadas.
No caso dos documentos digitais (CNH digital, RG Digital e E-Título), conforme o edital, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sala. Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado no seu celular, para acessá-lo mesmo sem internet. Teste antes para se certificar que está funcionando corretamente, pois não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.
Documentos permitidos:
Documentos não permitidos:
Outras orientações
Depois de se identificar para o fiscal de prova, na entrada da sala, é obrigatório desligar o celular e outros aparelhos eletrônicos e guardá-los no envelope que será entregue. Ele será lacrado e precisa ficar embaixo da carteira ou dentro da bolsa, não podendo ficar sobre a mesa. O envelope porta-objetos só poderá ser aberto ao final da prova e fora do local de aplicação, conforme descrito no edital.
Para a realização da prova, é importante também não esquecer de levar uma caneta esferográfica preta transparente. É permitido que os candidatos levem alimentos e água no dia da prova. As comidas devem estar em embalagens lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.
Apesar de não ser obrigatório, o cartão de confirmação disponibilizado pelo MGI no último dia 07/08 também deve ser levado para facilitar a localização da sala. Mas o candidato não poderá fazer anotações no cartão ou mantê-lo sobre a mesa durante a prova. Os fiscais entregarão folhas para anotação das respostas, para quem aguardar até os 30 minutos finais da prova, em cada turno.