“Sem alunos não temos o “nós”, e nós precisamos dos alunos pra fazer a diferença no mundo”, declara Silvio Fidelis em evento histórico
Fabio Luz
UNDIME-MT
Fidélis destaca a importância da proatividade dos dirigentes na motivação com enfoque nas avaliações e intervenções
O secretário da Educação do município de Várzea Grande, Silvio Fidélis, um dos principais mentores intelectuais para a modernização do sistema educacional do município – uma das maiores conquistas do governo Kalil Baracat na cidade – enfatiza, em evento histórico da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Mato Grosso (Undime-MT), Associação da qual é o presidente estadual, a suma importância da motivação dos dirigentes educacionais na consecução da evolução qualitativa do ensino, sobretudo nos critérios avaliativos e interventivos no sistema de ensino e aprendizagem.
“Estamos realizando o encontro da Undime de duas regionais, a Regional Sul e a Regional Sudeste II. Teremos três grandes palestras sobre a avaliação, sobre a transformação, a importância de você fazer as intervenções necessárias. É muito importante ter esses momentos para aperfeiçoamento e para o crescimento. Com certeza, os profissionais da Educação, que aqui estão, vão sair engajados, motivados enquanto líderes. Neste encontro, vamos discutir estratégias para a finalização do período letivo”, declara o secretário para centenas de profissionais-líderes do ramo, engajando-os numa visão holística do processo educacional.
O discurso de Silvio, que também é vice-presidente nacional da UNDIME, ocorreu nesta terça-feira (13), no Centro de Eventos do Hotel Hits Pantanal, onde ocorre o “Encontro Regional de Dirigentes Municipais de Educação”, com mais de 350 profissionais do ramo e que conta com três importantíssimas palestras três grandes atores especialistas educacionais, a saber, Regina Shudo sobre “Avaliação Educacional e suas Possibilidades de Intervenção no Processo de Ensino e Aprendizagem”, Alci Filho com “Autoconhecimento e Autogestão: Conhecimento Necessário para Fortalecer as Habilidades de Liderança e Bem-estar Pessoal” e Ricardo Sávio sobre “ICSMS Educação e o Impacto nas Avaliações”.
Elogiado pelo brilhantismo ao conduzir lideranças educacionais tanto por Kalil quanto pelo vice-prefeito, José Hazama (União), Silvio Fidélis vem se destacando tanto por sua habilidade política ao conduzir os negócios públicos da secretaria de educação da cidade, tão reconhecidamente enfaizada pelos seus ilustres pares, como pelo aspecto humano profundamente preocupado com a educação regional como um fato prático, não apenas como artigo teórico, focado no jovem enquanto digno de uma abordagem motivada e interventora no próprio processo pedagógico do ensino e aprendizado. Jovem este que, segundo o próprio secretário, a partir da educação, é a chave do nosso futuro.
Silvio enfatiza que o prosseguimento do que dá certo, deverá continuar no caminho da assertividade, considerando que repetir e continuar realizando o que dá certo é também inovar. “O que está dando certo, continuará dando certo porque através disso que nós vamos estar aqui e ter um futuro melhor com mais dignidade”, declarou o secretário.
“Ter igualdade de vida e buscar as informações necessárias para a realização de nossos objetivos e destacar que as coisas podem estar diferentes e mesmo que nós, quando fomos alfabetizados era apenas com a ajuda de nossas habilidades, então tínhamos uma forma. Mas hoje temos o maker, hoje temos a robótica, hoje temos a literatura sob outras perspectivas, e tudo isso faz uma diferença nas nossas vidas, porque sem alunos não temos o nós, e nós precisamos dos alunos pra fazer a diferença no mundo”, agradece emocionado ao concluir o discurso.