Campanha convoca eleitorado para enfrentamento das mentiras nas eleições
Redação
TRE-MT
A campanha informativa “A mentira destrói seu voto”, lançada pela Justiça Eleitoral, faz um chamado aos eleitores e eleitoras, para que auxiliem no enfrentamento das mentiras nas Eleições Municipais de 2024. Dentre as iniciativas, está uma cartilha em formato playbook voltada para o eleitorado, com linguagem adaptada para atender às diferentes regiões do país e alcançar um público mais amplo.
Lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), nesta terça-feira (06.08), na sede do Tribunal, em Brasília (DF), a campanha também foi realizada em parceria com outras 11 associações e instituições relacionadas ao jornalismo profissional, por considerar a imprensa um canal essencial com a população. São elas: Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Agência Lupa; Associação de Jornalismo Digital (Ajor); Alright; Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner); Associação Nacional de Jornais (ANJ); Aos Fatos; Coar; Instituto Palavra Aberta; Projeto Comprova; Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).
“Em 2022, nós estávamos isolados e separados por raivas que também constituem vírus psíquicos, vírus anímicos que nos separavam e nos isolavam. Este [2024] é um ano em que o Brasil pode chegar junto, independentemente do que se pense, do que se vote, de qual é a escolha. Agora é hora de nos reunirmos de novo. Somos um povo todo querendo democracia e liberdade para todos, especialmente no período eleitoral”, declarou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.
Segundo a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, o enfrentamento a mentiras nas Eleições Municipais de 2024 deve ser feito com o auxílio da população. “Queremos eleições limpas, livres de desinformação, de mentiras, de artifícios que têm apenas a intenção de desequilibrar a disputa. O apoio de cada cidadão e cidadã é fundamental nesse processo, e isso pode ser feito com atitudes simples, como evitar o compartilhamento de informações duvidosas e falsas, participar ativamente das discussões das propostas de candidatos e candidatas e ser uma pessoa multiplicadora dessa campanha de conscientização”.
Cartilha para eleitores e eleitoras
Criada para orientar eleitoras e eleitores sobre o processo eleitoral e combater a desinformação, a cartilha Como Funciona o TSE para os Eleitores oferece todas as informações necessárias para antes, durante e depois do voto. Em 52 páginas, o material aborda as atribuições da instituição nas eleições gerais e municipais, a segurança do voto e sua importância para a democracia, a relação do Tribunal com a eleitora e o eleitor, o papel das mesárias e dos mesários, a segurança das urnas eletrônicas, bem como oferece informações sobre como proceder em situações adversas, denunciar irregularidades e checar notícias falsas por meio da página Fato ou Boato do TSE.
Destacam-se, ainda, as ações de acessibilidade e diversidade, a história das urnas eletrônicas e um passo a passo para votar e acompanhar a apuração dos votos. A cartilha inclui, também, um glossário com termos técnicos e suas explicações.