Municípios de Mato Grosso estão na expectativa da votação de projetos importantes no Congresso Nacional


06/08/2024 às 09:22
Redação

AMM

Com o retorno dos trabalhos no Congresso Nacional, os municípios de Mato Grosso estão na expectativa de que projetos prioritários para as gestões locais, em tramitação na Câmara e no Senado, avancem neste segundo semestre. A pauta municipalista inclui temas importantes que impactam diretamente as finanças e o equilíbrio das contas das prefeituras.  

Conforme divulgado pelo Senado nesta segunda-feira (5), amanhã (6) poderá ser votada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023 que dispõe sobre novo prazo para o parcelamento dos débitos dos municípios com  a Previdência Social. O texto prevê o parcelamento das dívidas com o regime geral de previdência e regimes próprios em até 20 anos.

“Essa é considerada uma demanda essencial. Acreditamos que a proposta pode avançar neste segundo semestre, garantindo essa conquista ainda este ano”, ressaltou o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin.

O movimento municipalista nacional também defende a aprovação de novos prazos e condições para o pagamento de precatórios com teto máximo de comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL). Os municípios brasileiros somam um volume de precatórios de mais de R$ 196 bilhões. A aprovação da ampliação da Reforma Previdenciária de maneira automática aos municípios é outra prioridade para este ano.  

A regulamentação da reforma tributária também integra a agenda dos congressistas neste segundo semestre. Os municípios  se mobilizam para assegurar que  o novo sistema tributário garanta a autonomia financeira das gestões locais, corrija distorções na distribuição de impostos entre os entes federados e assegure o equilíbrio fiscal das prefeituras.

A AMM vai acompanhar a tramitação das matérias  e participar das reuniões e mobilizações que tratarem sobre o andamento da pauta municipalista em Brasília. A instituição vai, ainda, buscar apoio da bancada federal de Mato Grosso para a aprovação de projetos que atendam demandas dos municípios e da população.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Saiba a real sobre o barraco no aniversário de Andressa Urach
  • Brasil - Em 5 anos, número de cursos de graduação EaD cresceu mais de 232%
  • Geral - Doenças sociais oportunistas (Everardo Maciel)
  • Pelando - Bia Miranda se pronuncia após Gato Preto declarar que ela interrompeu a gestação do segundo filho
  • Mato Grosso - Em Mato Grosso, CAR vira ferramenta para grilagem em terras indígenas
  • Pelando - Fã compra calcinha usada de Fabiana Andrade e valor chama a atenção
  • Mato Grosso - Museu de História Natural tem programação especial para o mês das crianças com oficinas e atividades lúdicas
  • Política Brasil - Faltam 3 dias: cinco municípios farão consultas populares no 1º turno
  • Geral - De cansaço à ansiedade: veja sintomas da deficiência de vitamina B12
  • Pelando - Maidê Mahl segue internada em estado grave