Chefes de cartório e juízes eleitorais de Cuiabá alinham preparação das eleições
Redação
Eleições
O ciclo de reuniões preparatórias para as Eleições Municipais de 2024 percorreu sete polos regionais de Mato Grosso, com o objetivo de discutir questões importantes relacionadas ao pleito deste ano com juízes e juízas eleitorais. Demandas foram apresentadas e diretrizes alinhadas, contemplando, por meio das 57 Zonas Eleitorais presentes, os 142 municípios do estado. O balanço positivo do ciclo preparatório foi feito na última reunião de polo, realizada em Cuiabá, nesta sexta-feira (02.08), na Sala de Reuniões do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
O polo de Cuiabá engloba 13 municípios, totalizando 766.147 eleitores e eleitoras aptos ao voto. Segundo a presidente do Tribunal, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, as atividades itinerantes possibilitaram à gestão ter o conhecimento sobre os principais desafios e experiências das Zonas Eleitorais. “Nós verificamos, ouvindo os juízes e juízas eleitorais e chefes de cartório, que o saldo é positivo, e que estão todos empenhados na realização da eleição. Percebemos o comprometimento para garantir um pleito da forma mais transparente possível e isso nos deixa tranquilos pra que a gente possa realmente exercer essa atividade de organização das eleições, que não é muito fácil, mas que será muito positiva”, avaliou.
O juiz da 1ª Zona Eleitoral, com sede em Cuiabá, Jamilson Haddad Campos, parabenizou a gestão pela realização das reuniões preparatórias. “É um trabalho muito importante para a realização de eleições limpas, transparentes e eficientes, como tem sido o lema do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. E essa orientação que nós estamos recebendo, além da oportunidade de compartilharmos experiências, é fundamental para alinharmos informações quanto às necessidades e melhorias, para que haja uma coesão de qualidade de serviço, harmonia e que haja um respeito entre os juízes e chefes de cartório. Este ato preparatório demonstra responsabilidade e preocupação da alta gestão eleitoral com eleições eficientes no estado”.
Para a chefe de cartório da 20ª Zona Eleitoral, com sede em Várzea Grande, Simeres Albuquerque Godoy, a reunião viabiliza a apresentação dos anseios. “É uma oportunidade que os chefes de cartórios e juízes eleitorais têm de trazer as demandas das Zonas Eleitorais para a administração e, com isso, a gente faz ajustes e alinhamentos. Podemos melhorar os processos que a gente tem já desenvolvidos nos cartórios também e as demandas extraordinárias também são apresentadas. Então, a administração tem a oportunidade de ouvir chefes de cartórios e juízes eleitorais e, com isso, estabelecer políticas, auxiliar os que estão precisando mais e também alinhar a política da Justiça Eleitoral de Mato Grosso”.
Foram abordados os aspectos gerais das Eleições Municipais 2024; informações do Gabinete de Gestão Integrada (GGI); metas de produtividade e selo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); logística administrativa; logística de Tecnologia da Informação; postura em entrevistas e redes sociais; assédio eleitoral nas campanhas; acessibilidade; propaganda eleitoral e desinformação; entre outros assuntos.
Polo de Cuiabá
Neste último encontro, participaram representantes das Zonas Eleitorais que compõem o polo de Cuiabá e também de outros polos que não puderam comparecer nas reuniões anteriores. São elas: 1ª, 39ª, 51ª e 55ª ZEs, com sede em Cuiabá; 3ª ZE, de Rosário Oeste; 4ª, com sede em Poconé; 20ª e 49ª ZEs, de Várzea Grande; 34ª ZE, com sede em Chapada dos Guimarães; 38ª ZE, de Santo Antônio de Leverger; 21ª ZE, de Lucas do Rio Verde; 16ª ZE, de Vila Rica; 17ª ZE, de Arenápolis; 19ª, com sede em Tangará da Serra; 23ª ZE, de Colíder; 26ª ZE, de Nova Xavantina; 30ª ZE, com sede em Água Boa; 31ª ZE, de Canarana; 40ª ZE, de Primavera do Leste; 43ª ZE, de Sorriso; 52ª ZE, com sede em São José dos Quatro Marcos; e 53ª ZE, de Querência.
O ciclo de reuniões teve início no dia 14 de junho, em Barra do Garças, depois seguiu para Sinop, em 21 de junho. Em seguida, foi a vez de Rondonópolis, no dia 28 de junho e, em 05 de julho, ocorreu em São Félix do Araguaia. Depois, a reunião foi realizada em Cáceres, no dia 19 de julho, e em Tangará da Serra, no dia 26 de julho. O encerramento ocorreu nesta sexta-feira (02.08), em Cuiabá.