Cuiabá: TVCA e Rádio Vila Real serão emissoras geradoras do horário eleitoral gratuito


04/08/2024 às 08:05
Redação

Eleições

A TV Centro América, afiliada da Rede Globo, foi definida como a emissora geradora do horário eleitoral gratuito em televisão, na cidade de Cuiabá, e a Rádio Vila Real, do grupo Gazeta de Comunicação, será a emissora geradora de rádio dos conteúdos da capital. As definições foram feitas em duas reuniões realizadas esta semana, pelo juiz da 1º Zona Eleitoral, Jamilson Haddad Campos, que é responsável pela propaganda eleitoral em Cuiabá.

Na quarta-feira (31.07), o magistrado esteve com o diretor de Programação, entretenimento e comunicação da Rede Mato-grossense de Comunicação (TVCA), Ulisses Serotini. Já na terça-feira (30.07), ocorreu a reunião com o presidente do Grupo Gazeta de Comunicação, João Dorileo Leal.

“Esta é uma definição importante, porque nos próximos meses teremos a veiculação da propaganda eleitoral como o principal meio da divulgação das propostas dos candidatos e candidatas às Eleições Municipais de 2024. São meios de comunicação que se consolidaram não só na capital, como em Mato Grosso, e que desempenharão este relevante papel no processo eleitoral”, ressaltou o juiz Jamilson Haddad Campos.

Após estas definições, a 1ª Zona Eleitoral fará uma reunião com emissoras e representantes partidários para esclarecer procedimentos e repassar orientações sobre a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Posteriormente, será feita uma audiência pública para a escolha da ordem de veiculação da propaganda em rede de cada partido político, federação ou coligação para o primeiro dia do horário eleitoral gratuito, nos termos do art. 50 da Lei nº 9.504/1997, e de inserções provenientes de eventuais sobras de tempo.

A propaganda eleitoral

O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. Já a exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 03 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno.

As emissoras de rádio e de televisão devem veicular a propaganda eleitoral gratuita, em rede, da seguinte forma, observado o horário de Brasília (DF):

III - nas eleições para cargo de prefeito, de segunda a sábado:

  1. a) das 7h (sete horas) às 7h10 (sete horas e dez minutos) e das 12h (doze horas) às 12h10 (doze horas e dez minutos), na rádio;
  2. b) das 13h (treze horas) às 13h10 (treze horas e dez minutos) e das 20h30 (vinte horas e trinta minutos) às 20h40 (vinte horas e quarenta minutos), na televisão.

No mesmo período reservado à propaganda eleitoral em rede, as emissoras de rádio e de televisão reservarão, ainda, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita em inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido político, da federação ou da coligação, assinadas obrigatoriamente pelo partido político, pela federação ou pela coligação e distribuídas, ao longo da programação veiculada entre as 5h e as 24h, observados os critérios de proporcionalidade do art. 55 da Resolução n° 23.610/2019, obedecido o seguinte:

I - nas eleições gerais e municipais, a distribuição levará em conta os seguintes blocos de audiência:

  1. a) entre as 5h e as 11h ;
  2. b) entre as 11h e as 18h;
  3. c) entre as 18h e as 24h;

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mundo - Lee Jae Wook mostra bastidor de ensaio de grife
  • Pelando - Mãe de Isis Valverde abre o jogo sobre câncer: ‘Resistência’
  • Pelando - Gisele Bündchen sofre ação multimilionária após pirâmide financeira
  • Geral - Especialistas alertam que o armazenamento errado de alimentos pode causar contaminação
  • Mundo - Trump é um ‘grande risco’ para os EUA, diz Kamala em comício
  • Pelando - MC Mirella é internada e revela diagnóstico
  • Brasil - Embraer anuncia R$ 500 milhões do BNDES para financiar unidade de produção de ‘carro voador’
  • Geral - Para premiado do Nobel, Brasil não fez transição para nação inclusiva
  • Mundo - Jin, do BTS, tem comeback solo previsto para novembro
  • Pelando - Victor & Leo rebatem fake news sobre fim da dupla