A Educação é uma das grandes marcas da gestão Kalil Baracat
Fabio Luz
Várzea Grande
Várzea Grande, apelidada historicamente como cidade industrial, poderá em breve ganhar a alcunha de cidade educacional. A expansão dos investimentos nesta área salta aos olhos do povo várzea-grandense, uma vez que, sendo um governo marcado também pelos canteiros de obras, a infraestrutura educacional, principalmente nas novas construções das CMEIs, e a restauração, revitalização e reestruturação de muitas EMEBs, deixam inequivocamente o vestígio evidente de uma gestão prática, realista e efetiva nessa área.
Sob a administração do prefeito Kalil Baracat (MDB) e seu secretário de educação, Silvio Fidélis, o município tem expandido a estrutura educacional não só em termos quantitativos, mas, e sobretudo em seus aspectos mais qualitativos. O governo Kalil se orgulha de ser marcada por obras efetivas, de promessa e entrega de feitos concretos, mas uma área de que se pode orgulhar também é o investimento na inovação do processo de aprendizado com o enfoque na criança.
Silvio Fidélis, que também é vice-presidente nacional da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), tem feito o possível e o impossível para deixar a marca de sua competência na gestão Kalil, fazendo a secretaria municipal de educação, sob seu comando, virar referência entre o eleitorado várzea-grandense. Em março, o Instituto Mais demonstrou que, para os eleitores, nos resultados da espontânea, a secretaria da Gestão Kalil Baracat é a que mais se destacava para os eleitores.
Se Kalil, por um lado, se preocupa muito com a infraestrutura educacional de Várzea Grande, Fidélis, de outro, complementa com a majoração da qualidade do ensino, trazendo eventos variados educacionais para a qualificação dos professores municipais do município a fim de que conheçam e atendam melhor os nossos jovens.
Nos quatro anos da atual gestão, o ensino municipal cresceu em mais de 25% de número de vagas, garantindo, pela capacidade ampliada, a segurança às crianças e jovens e, indiretamente, atendendo às famílias várzea-grandenses. Um resultado impressionante derivado dos pesados investimentos educacionais realizadas ao longo da gestão. Foram mais de R$ 250 milhões em investimentos aplicados direta e indiretamente na Educação do município, engendrando visivelmente no número expressivo de creches construídas, assegurando vagas para bebês e crianças do município.
Não só de “creches” vive o governo Kalil, são quase 70 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e mais de 30 (contando as unidades que ainda serão entregues até fim do atual mandato) CMEIs, oferecendo um programa de acolhimento e educação em período integral, viabilizando uma atmosfera produtiva para o aprendizado da criança, talvez a fase mais decisiva para o processo educacional da pessoa humana. Nessa fase os neurônios ainda estão em fase de formação e sedento por aprendizado.
Várzea Grande já vinha melhorando com a gestão passada, e mantém o nível crescente de melhoria na atual gestão. A competência continua e é isso que é importante ao várzea-grandense. De 28 mil vagas em 2020, a rede municipal consegue ofertar atualmente mais de 35 mil vagas. O que Kalil e seu preparado staff passam como mensagem para seu eleitor senão a de que Várzea Grande só será de fato Grande se houver decisivamente uma estrutura educacional moderna, seguindo as melhores práticas nacionais e internacionais de reestruturação de toda a rede do ensino básico municipal.
No aniversário de 157 anos de Várzea Grande, a prefeitura realizou 34 eventos. No bojo dessas efemérides estão reformas, ampliações, novas entregas, revitalizações de EMEBs, estádios e CMEIs. Foram mais de R$ 115 milhões em investimento destinados à Educação no último semestre.
Os jovens são o futuro, e só uma educação de qualidade pode assegurar não só o futuro deles, mas o nosso futuro. E a gestão Kalil acredita nisso.