Sabia que a poluição pode estar prejudicando seu cabelo?


15/07/2024 às 13:15
Redação

Entenda

Pouca gente percebe como a vida contemporânea, exposta a cigarro, combustão de carros e poluição em geral, pode acarretar prejuízos para a saúde e a beleza dos cabelos. O ar repleto de partículas da queima de combustível, de subprodutos lançados pela indústria na atmosfera, poeira e fumaça de cigarro coloca a poluição como uma grande inimiga da beleza e saúde dos fios. 

“A parte mais afetada pela poluição no ambiente capilar é o couro cabeludo. Por conta das partículas encontradas no ar, ele pode sofrer dermatite de contato por sensibilização ou por irritante primário, deixando-o mais sensível e menos saudável. O comprimento do cabelo também sofre, pois a poluição pode oxidar a fibra capilar, causando ressecamento, alterando o brilho e até acelerando o desbote da cor em cabelos coloridos”, alerta Pedro Guimarães, cosmetólogo e educador internacional da Keune Haircosmetics.

De acordo com dados do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa), o Brasil é o sexto maior emissor de gases de efeito estufa. Os gases tóxicos do cigarro são outro exemplo de inimigo silencioso. Um estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology mostrou como a poluição pode agravar quadros de calvície. 

"O que se estuda hoje é como as toxinas do ar poluído e da fumaça do cigarro podem bloquear as proteínas que constituem os fios, impedindo o crescimento. Eles confirmaram que, embora a calvície seja hereditária, as agressões ambientais podem acelerar ou piorá-la”, comenta Pedro Guimarães.  

Embora seja praticamente impossível não ser afetado pela poluição, há solução! O uso de produtos com ingredientes antioxidantes pode ajudar. De olho nas necessidades e nessa realidade encontrada principalmente nos grandes centros, a Keune  trouxe recentemente para seu portfólio a linha So Pure Clarify, que promete ‘blindar’ os fios com uma fórmula à base de romã, fruto conhecido por suas propriedades antioxidantes, que fortalecem a barreira de proteção natural dos fios. "É como um escudo contra a poluição", define Pedro.

Para quem colore os cabelos, a poluição também pode acelerar o desbotamento e deixar os fios opacos. "Lavar os cabelos regularmente, usar leave-in com antioxidantes e filtro UV são cuidados essenciais para minimizar os danos", finaliza Pedro.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política MT - Prefeita dá boas-vindas à turma de técnico em enfermagem em aula inaugural de 2025
  • Política MT - Desenvolve MT registrou crescimento de 189% no crédito para investimento em 2024
  • Política Brasil - “Não queremos briga”, diz Lula sobre novo governo de Trump nos EUA
  • Mato Grosso - Baixinha defende subprefeituras e setor menos burocrático na saúde pública
  • Mato Grosso - Governo de MT vai enviar 400 cestas de alimentos para famílias em Confresa
  • Mato Grosso - Defesa Civil de Várzea Grande monitora córregos e realiza ações preventivas
  • Brasil - Inep será responsável por aplicar Prova Nacional Docente
  • Mato Grosso - Sisu: primeiras notas de corte já estão disponíveis
  • Mundo - "BBB 25": Daniele Hypolito cai em lágrimas por se sentir excluída
  • Mundo - Veja quem são as três mulheres libertadas pelo Hamas em acordo de cessar-fogo