Fidélis dá início a Seminário e recebe elogios do MEC pelos avanços na educação nos municípios mato-grossenses
Fabio Luz
Educação
O secretário Silvio Fidélis iniciou hoje, na UNDIME-MT, o seminário de debates sobre a Educação Infantil cujo mote deve girar em torno da questão do Protagonismo infantil na educação mato-grossense. O evento começou com os cumprimentos e agradecimentos de Silvio às ilustres presenças da parceria com o governo federal do projeto, a saber, a do secretário de superior do MEC, Alexandre Brasil, e do secretário para articulação intersetorial e com os Sistemas de Ensino também do MEC, Maurício Holanda Maia, sinalizando que é assim que se faz a diferença na sociedade.
Nesta terça-feira (03), em Cuiabá, o secretário de educação de Várzea Grande, Silvio Fidélis, também presidente da UNDIME-MT, esteve hoje presente no evento do Seminário Estadual da Educação Infantil: O Protagonismo Infantil, no qual se discute a prioridade das crianças em todos os lugares e tempo, para iniciar as séries de mesas de debate que ocorrerá durante esta terça e amanhã, quarta-feira.
O secretário ressalta a importância da parceria entre as entidades federativas da república na consecução de eventos tão importantes quanto esse. “Eu quero cumprimentar os secretários Alexandre e Maurício do MEC; o MEC é o governo federal, governo este que tem sido parceiro dos estados e dos municípios com os investimentos; as nossas obras sendo atendidas, vem a escola da adolescência, a escola de tempo integral sendo um sucesso, a questão da criança alfabetizada”, afirma Fidélis.
Empolgado com os futuros projetos, sobretudo com o evento da Regional Centro-Oeste que acontecerá outubro em Mato Grosso, o secretário destaca o quão importante é para o estado e para os municípios receberem estes eventos para o fortalecimento dos laços federativos em torno de um propósito tão nobre quanto ao tratar e buscar a criança. “Temos que buscar alternativas para que a gente possa realmente estarmos ali, tratando e buscando a criança; queremos a criança na escola, e, para isso, precisamos mantê-las na escola. Criança tem que aprender, e não adianta estar na escola se não tiver aprendizado", pontua Silvio.
Alexandre, secretário de ensino superior do MEC, ressalta como Mato Grosso tem se preocupado em avançar qualitativamente, e não somente quantitativamente, na estrutura educacional. “Há reconhecimento do Ministério da Educação do quanto o Mato Grosso tem avançado em termos de qualidade da educação. E nós sabemos que isso só acontece quando existe um compromisso público com cada bebê, cada criança, cada adolescente, cada jovem, adulto e idoso que procura os sistemas educacionais aqui do Mato Grosso”, diz Alexandre.
“Os secretários e secretárias municipais de educação aqui do Mato Grosso têm feito um esforço muito significativo, tanto olhando para a educação infantil, para os anos iniciais, para os anos finais, para o ensino médio, para a educação dos jovens e adultos. E isso é o que faz a diferença de verdade”, ressalta o secretário do MEC.
Fidélis sinaliza para os secretários parceiros da federação o desejo de Mato Grosso, além de estar buscando a excelência educacional, querer muito mais: quer ser o primeiro lugar no ranking na referência educacional do país: “Nós vamos fazer Mato Grosso estar lá no ranking do Alexandre e do Maurício; no primeiro lugar também a gente está buscando, que a gente gosta, a gente ouve muito dos outros estados. O secretário Alan Porto sempre fala dos outros estados, mas a busca é para Mato Grosso e o estado não faz sozinho os seus municípios. Então são os municípios que o compõem é que dão essa força. Força para que a gente possa estar buscando esses números. Por quê? Por que é importante. É importante nós fazermos, sim, mas também mostrarmos que nós estamos fazendo”, finaliza Silvio.