Hospital Universitário Júlio Müller promove mutirão oftalmológico
Campanha do Dia Mundial de Combate ao Glaucoma atenderá 100 pacientes. Divulgação.
Redação
Saúde
O Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT/Ebserh), promove neste sábado, dia 25, um mutirão oftalmológico que vai atender 100 pessoas. A ação faz parte da campanha do Dia Mundial de Combate ao Glaucoma.
A campanha terá início às 7 horas e duração durante todo o período matutino. Serão distribuídas 100 fichas para atendimentos para os primeiros 100 pacientes que chegarem na portaria central do HUJM-UFMT, por ordem de chegada. É necessário que o paciente leve um documento com foto.
Esses pacientes serão direcionados até o Cemec (recepção do hospital), onde será aberta ficha de atendimento para que fique registrado no sistema AGHU todos os pacientes que vão ser atendidos na campanha. Em seguida serão realizados triagem e exames nesses pacientes.
Após avaliação os pacientes serão encaminhados para retornar ao Cemec, onde será feita a regulação conforme solicitação médica. Portanto, esses pacientes sairão do HUJM-UFMT já incluídos no sistema da central de regulação para futuros encaminhamentos às unidades de saúde para realizarem os tratamentos indicados.
A campanha será realizada a pedido do oftalmologista Jair Giampani Jr., que será o responsável pelo mutirão, juntamente com a liga acadêmica de oftalmologia da UFMT e residentes de oftalmologia. Participarão da ação um docente oftalmologista, seis residentes de oftalmologia, acadêmicos de medicina da liga acadêmica de oftalmologia da UFMT, dois técnicos de enfermagem e quatro colaboradores terceirizados para dar suporte ao evento.
Rede Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação