PGR pede arquivamento do processo de Arthur Lira contra Felipe Neto por entender que não há crime


20/05/2024 às 16:11
Redação

Treta

Procuradoria Geral da República pediu o arquivamento do processo movido pelo presidente da Câmara, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), contra o influenciador Felipe Neto por tê-lo chamado de ‘excrementíssimo’ durante uma sessão em 23 de abril. 

No dia 8 de abril, por meio da Procuradoria Parlamentar da Casa, Lira apresentou uma ação na 16ª Vara Cível de Brasília, solicitando uma indenização mínima de R$ 200 mil por danos morais a ser paga como reparação pelo crime de injúria.

Na ocasião, Felipe Neto fez um vídeo com uma mensagem considerada desrespeitosa e ofensiva direcionada ao parlamentar.

“É possível que a gente altere a percepção de um projeto de lei 2630, que, infelizmente, foi triturado pelo excrementíssimo Arthur Lira”, disse o influenciador.

O influenciador participava virtualmente do simpósio “Regulação de Plataformas Digitais e a urgência de uma agenda”, defendendo que a regulação das redes deve ser feita após discussão popular. A reunião discutia o PL 2630/2020, ou PL das Fake News, e cobrava uma posição mais efetiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a regulação das mídias sociais.

Na decisão, o procurador Carlos Henrique Martins Lima declara não haver, por parte do youtuber, real desejo de injuriar, e que a declaração de Neto não causou lesividade.

“As palavras duras dirigidas ao deputado, conquanto configurem conduta moralmente reprovável, amoldam-se a ato de mero impulso, um desabafo do investigado, não havendo o real desejo de injuriar ou lesividade suficiente”, diz o procurador no arquivamento do processo.

A notícia foi comemorada pela parte processada, que declarou acreditar na Justiça, destacando que, naquela ocasião, utilizou trocadilho para criticar a atuação do parlamentar.

“É muito bom ver que o órgão máximo do Ministério Público percebeu na conduta do Deputado Arthur Lira uma clara tentativa de silenciar quem se utiliza de uma simples brincadeira para criticar a sua atuação enquanto parlamentar. Como eu sempre disse: a verdade sempre prevalece, e eu continuarei lutando contra toda e qualquer tentativa de silenciamento”, declarou Felipe Neto após a decisão da PGR.

Fonte: Istoe

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito