Concurso Caixa: candidatos fazem abaixo-assinado para adiar provas no país


Foto: Divulgação/MEC  - Foto: Foto: Divulgação/MEC Mais de 1,2 milhão de candidatos de todo o país se inscreveram para o concurso com mais de 4 mil vagas para técnico bancário e funções de nível superior
14/05/2024 às 14:43
Redação

Educação

Inscritos no concurso público da Caixa Econômica Federal organizam um abaixo-assinado para solicitar o adiamento das provas em todo o país sob a justificativa de que a situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul. 

A ideia de adiamento geral do certame vai de encontro ao posicionamento do banco, que adiou a realização da seleção apenas no Rio Grande do Sul. Diante disso, os organizadores do abaixo-assinado afirmam ser uma questão de "justiça e equidade" uma possível decisão de adiamento total do certame. "Portanto, apelamos à sensibilidade das autoridades para adiar este concurso até que a situação seja normalizada e todos possam participar em condições iguais", diz. Até o momento, 11 mil pessoas assinaram o abaixo-assinado.

MPF questiona adiamento apenas no RS

A decisão de adiar o concurso da Caixa apenas em municípios gaúchos foi questionada pelo Ministério Público Federal (MPF). A entidade enviou, na sexta-feira (10/5), um ofício ao banco que solicita justificativa sobre a medida.

O objetivo do comunicado enviado à Caixa Econômica Federal foi averiguar se a prorrogação do certame somente no RS afetará a isonomia entre os candidatos, já que os outros estados farão as avaliações normalmente no dia 26 de maio. Mais de 1,2 milhão de candidatos de todo o país se inscreveram para o concurso com mais de 4 mil vagas para técnico bancário e funções de nível superior. 

Diante de uma possível decisão da Caixa em manter a data do concurso para as demais partes do país, o Ministério Público solicita informações detalhadas sobre os termos do adiamento e as condições de participação dos candidatos, para evitar prejuízos às pessoas que realizariam a prova no Rio Grande do Sul. De acordo com o MPF, a Caixa tem 48h para responder o ofício enviado sexta. Até o momento, porém, não houve posicionamento.

Como apoiar o abaixo-assinado

Interessados em participar do abaixo-assinado, devem fazê-la por meio deste link.  

Fonte: Correio Braziliense

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito