Exercícios são indicados para quem tem problema de circulação?
Redação
Entenda!
A prática de exercícios físicos possui uma série de benefícios já conhecidos. Apesar disso, algumas pessoas ainda têm dificuldade ou receio de aderir à prática, principalmente quando há alguma doença associada. É o caso de pessoas que têm algum problema de circulação, que, por sentirem cansaço e sensação de peso nas pernas ao se exercitarem, logo se perguntam: posso realmente praticar exercícios mesmo com uma circulação não tão boa?
Segundo a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, essas pessoas não só podem, como devem praticar exercícios.
“É uma via de mão dupla: a prática de exercícios melhora a circulação e uma boa circulação melhora o rendimento esportivo. E quanto mais você se exercitar, melhor será seu condicionamento vascular, então a sensação de peso e cansaço também será menor”, diz a médica.
“A prática de atividade física também ajuda a controlar o peso, assim diminuindo a evolução natural de doenças circulatórias como as varizes, pois sabemos que obesidade é um fator agravante importante.”
Reoxigenação dos pulmões
Segundo a médica, exercícios físicos que fortalecem os músculos da panturrilha são especialmente benéficos para a circulação, pois essa é a musculatura responsável por bombear o sangue de volta para o coração para que seja reoxigenado nos pulmões. E não é preciso ir longe e tornar-se um atleta profissional para melhorar a circulação, pois mesmo exercícios de baixo impacto já trazem benefícios.
“Por exemplo, a caminhada, entre outros benefícios, ajuda a melhorar a circulação nas pernas ao promover o crescimento de novos vasos sanguíneos e a contração da musculatura da panturrilha, com aumento da velocidade do fluxo do sangue nas veias e melhor retorno do sangue ao coração”, destaca a especialista.
Fonte: Terra