Mudanças hormonais: como elas afetam o humor e a rotina das pessoas?


18/04/2024 às 11:07
Redação

Dicas

As mudanças hormonais podem ser as responsáveis por diversas alterações de comportamento no dia a dia, entre elas, aumento do apetite, diminuição da libido, queda de cabelo, mau humor e falta de disposição.

"Os hormônios têm uma grande interferência na rotina das pessoas, no bem-estar e no mal-estar. Por isso, eles devem ser analisados por um médico especialista, podendo haver a necessidade de tratamento medicamentoso para equilibrá-los", explica a  Dra. Elaine Dias JK, PhD em endocrinologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Impactos das mudanças hormonais
De acordo com a médica, momentos de estresse podem favorecer a redução da leptina, hormônio associado à sensação de saciedade, e o aumento da grelina, que estimula a vontade de comer.

Alterações no TSH, hormônio da tireoide, podem causar sintomas como cansaço, desânimo, perda dos fios de cabelo, unhas quebradiças, dificuldade para emagrecer, falta de foco, entre outros.

Além disso, é fundamental lembrar que, em algumas fases da vida, as oscilações hormonais são mais intensas. "Na adolescência, por exemplo, as mulheres têm um pico de estrogênio e progesterona, o que, consequentemente, provoca uma redistribuição de gordura subcutânea, gerando aumento de glúteos, coxas e os primeiros sinais de celulite e retenção de líquido. Ainda nessa época, ocorre o aumento da testosterona, que traz o excesso de oleosidade à pele e ao cabelo, provocando acne, queda capilar e mudanças no humor", comenta.

" No climatério, o pico dos hormônios LH e FSH resulta na perda de massa muscular, diminuindo o metabolismo. Além da redução da progesterona e, principalmente, do estrogênio. Com isso, vem a diminuição da libido, surgem as alterações de humor mais frequentes, como irritabilidade e labilidade emocional, insônia, fogachos, pele seca, cabelos finos e as mudanças corporais com a flacidez de pele, redistribuição das gorduras de forma centrípeta, gordura abdominal, além das alterações cognitivas, como esquecimento, dificuldade de foco e raciocínio, como se houvesse uma nuvem no cérebro", cita a Dra. Elaine.

De acordo com a endocrinologista, a partir dos 30 anos de idade, ocorre uma diminuição do metabolismo, o que se acentua ainda mais após os 40 anos, quando começamos a perder 1% de músculo ao ano se não tomarmos os cuidados necessários.

Como cuidar dos seus hormônios?
Para examinar o funcionamento dos seus hormônios e mantê-lo sempre saudável, é indicado passar em consultas médicas regularmente. Além disso, também é necessário adotar um estilo de vida saudável. " Pratique atividade física, tenha uma alimentação balanceada e durma de 7 a 9 horas por noite. Essas medidas ajudam a diminuir a possibilidade de enfrentar alguma alteração hormonal", conclui.

 

Fonte: Terra

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Viviane Araújo admite que fez uso de anabolizantes: ‘Cada um tem uma reação’
  • Política MT - Deputado deve pedir abertura de CPI sobre licenças de usinas da Eletrobras em MT
  • Brasil - Rafa Justus foca na academia e mostra resultado
  • Mato Grosso - “Parlamento Jovem” inicia as eleições para a escolha de 24 deputados
  • Pelando - Tiago Iorc surge pela primeira vez após anúncio de separação
  • Brasil - MEC divulga os locais de prova da reaplicação do Enem 2024. Confira
  • Mato Grosso - Festival Paralímpico oferece vivências desportivas a crianças e jovens neste sábado (7)
  • Política MT - Bazar da Jana arrecada mais de R$ 28 mil para ONG Lírios de amparo às mulheres vítimas de violência
  • Geral - Com pássaro-robô que salta e voa, cientistas querem desenvolver drone do futuro
  • Mato Grosso - Seduc e Senai formam mais de 800 alunos de turmas de ensino profissionalizante da Rede Estadual