Vampiras: estudo aponta sede de sangue em bactérias que causam sepse


Getty Images  - Foto: Getty Images Getty Images
16/04/2024 às 10:55
Redação

Curiosidade

Algumas das bactérias mais mortais sabem identificar a presença de sangue humano e nadam até ele para se alimentarem. Este comportamento foi descoberto por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e descrito como “vampirismo bacteriano”.

Embora as bactérias já fossem conhecidas, a sede delas por sangue ainda não havia sido documentada pela ciência. O estudo que relata a descoberta foi publicado nesta terça-feira (16/4) na revista eLife.

A pesquisa mostrou como as bactérias pertencentes à família Enterobacteriaceae, que são as principais causadoras de sangramentos gastrointestinais e de quadros de sepse (infecção generalizada), se comportam.

Durante um experimento, os pesquisadores colocaram as bactérias Salmonella enterica, Escherichia coli Citrobacter koseri em uma cultura nutritiva. Depois, incluíram sangue humano na mistura e perceberam que as bactérias rapidamente nadaram para o local onde havia sangue, apesar do ambiente em que estavam já ser nutritivo.

Depois, eles testaram as bactérias com componentes específicos do sangue e descobriram que o “vampirismo” se acentua em relação ao o plasma do sangue. O plasma é a parte líquida do sangue e é rico em nutrientes. Levava menos de um minuto para que as bactérias encontrassem o soro.

Para os investigadores, a descoberta fornece novos insights sobre como as infecções da corrente sanguínea ocorrem e como podem ser tratadas. “Ao observarmos como essas bactérias são capazes de detectar fontes de sangue, no futuro poderemos desenvolver novos medicamentos que bloqueiem essa capacidade”, disse a estudante Siena Glenn, principal autora do estudo, em comunicado à imprensa.

 

Fonte: Metrópoles

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política MT - Quatro pessoas são presas em operação contra venda de drogas sintéticas em festas para universitários de MT
  • Pelando - Andressa Urach pede perdão por trair ex-namorada
  • Geral - Saiba tudo sobre a vinda de Jinyoung ao Brasil
  • Pelando - Ratinho detona Simone Mendes: ‘Não é esse amor todo’
  • Política MT - UFMT mantém bonificação de 15% na nota do Enem para estudantes que cursaram ensino médio no estado
  • Brasil - Novo plano para combater câncer de colo tem foco em rastreio e vacina
  • Brasil - Mercosul e União Europeia firmam acordo comercial negociado há 25 anos
  • Brasil - Governo Federal afasta cerca de 4.500 crianças do trabalho infantil em dois anos
  • Brasil - Brasil avança na proteção animal com ações multissetoriais e atuação integrada
  • Política MT - Governador nomeia promotor Rodrigo Fonseca para o comando do Ministério Público