Indicadores de qualidade da Educação Superior apontam bons resultados da Unemat


 - Foto: Divulgação
09/04/2024 às 09:43
Redação

Educação

Em 2022, foram avaliados 18 cursos de bacharelado da Universidade do Estado de Mao Grosso e todos alcançaram conceitos 3 e 4. Desses, 7 obtiveram conceito 4 e 11 conceito 3, índices considerados satisfatórios nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, estabelecidas pelo MEC.

O resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022 foi divulgado, na última semana (02/04), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São três indicadores: Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); Conceito Preliminar de Curso (CPC); e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é constituído a partir dos resultados do Enade e combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

 Nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), referentes ao ano de 2018, a Unemat teve 1 curso com conceito 2 e 16 cursos com conceito 3. Já em 2022, a Universidade obteve 11 cursos conceito 3 e 7 conceito 4.

O bom resultado é reflexo das políticas que vêm sendo implementadas pela Unemat, nos últimos anos, no sentido de promover junto à comunidade acadêmica discussão e reflexão dos diversos indicadores resultantes dos processos avaliativos (Enade, Relatórios das Comissões de Avaliação, Avaliação Institucional, e outros). Por meio desses relatórios é possível saber o que funciona e o que precisa melhorar nos cursos de graduação e na instituição de forma mais ampla. 

“Sob esta análise, o constante aprimoramento das políticas avaliativas desenvolvidas pela equipe da PROEG, em articulação com equipe de Regulação e CPA, bem como a atenção dispensada pela macro gestão no sentido de tornar essas políticas objetos das discussões cotidianas dos cursos de graduação torna a cultura avaliativa presente no dia a dia da comunidade acadêmica e constitui-se num fator preponderante e decisivo para que o cenário tenha tido uma melhora significativa no que se refere ao CPC, considerando os conceitos alcançados pelos cursos avaliados nas edições de 2018 e 2022”, disse a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria da Silva. 

 

 

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política - Nota de Esclarecimento
  • Geral - IA redefine carreiras e amplia demanda por especialistas no Brasil
  • Geral - Como escolher os melhores cassinos online — guia objetivo
  • Mato Grosso - MT amplia criação de empregos formais e consolida bom momento econômico
  • Política Brasil - Virginia agradece apoio após aparecer como favorita, mas diz que decisão ainda não está tomada
  • Política MT - Governador promove três oficiais do Corpo de Bombeiros ao posto de coronel em MT
  • Geral - Jogos clássicos ganham versões modernas e seguem conquistando público
  • Política Brasil - Wellington atribui episódio da tornozeleira de Bolsonaro a abalo emocional pós-pandemia
  • Entrevista - Nicole Bahls celebra fase solteira e revela planos para o Carnaval de 2026
  • Geral - Apostador de Cuiabá acerta cinco números da Mega-Sena e leva prêmio de R$ 77,5 mil