Lula inaugura graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada nesta terça-feira (2)


 - Foto: Divulgação
01/04/2024 às 10:07
Redação

Saiba mais

IMPA Tech, primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), será inaugurado nesta terça-feira (2), em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros da Educação, Camilo Santana, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A abertura marcará o início do primeiro período do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. O evento será na sede do IMPA Tech, no Porto Maravalley, às 9h. 

“Temos a ambição de construir uma escola única, que seleciona os estudantes entre os mais talentosos do Brasil, através das olimpíadas de conhecimento, e oferece a melhor formação para enfrentar os desafios da tecnologia e inovação dos nossos dias. Queremos transformar o mundo por meio das aplicações da matemática”, destaca o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. 

Gratuito e inovador, o IMPA Tech pretende capacitar os estudantes com uma formação teórica e prática sólida em matemática da tecnologia e inovação para ter sucesso no mercado de trabalho. Localizado estrategicamente no Porto Maravalley, hub de inovação da cidade, e instalado em uma sede completamente reformada pela prefeitura do Rio, os alunos estudarão em um ambiente cercado de startups e empresas de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Com recursos do governo federal, a graduação contará com investimentos de R$ 18,7 milhões, no primeiro ano. Para atrair alunos de todo o país, o IMPA Tech oferece alojamento estudantil para os maiores de 18 anos, graças a parceria com a Prefeitura do Rio, e apoio financeiro.

O processo seletivo dos alunos considerou o desempenho em cinco olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a maior do Brasil com mais de 18 milhões de participantes, e a nota de matemática do Enem, além de entrevistas virtuais. O IMPA Tech destina vagas à ampla concorrência e prevê reserva para candidatos de diferentes grupos de cotas.

Com quatro anos de duração, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação  começa com um ciclo básico de um ano e meio. Em seguida, os alunos escolhem entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física. 

Aula Magna com André Street e Auana Mattar

No dia seguinte à abertura oficial, na quarta-feira (3), o IMPA Tech receberá André Street, co-fundador e presidente da Stone, e Auana Mattar, Chief Information Officer (CIO) da TIM para a Aula Magna Inaugural. Os convidados farão palestras para os alunos sobre suas trajetórias, novas tecnologias, empreendedorismo e inovação. O objetivo é inserir os estudantes já na chegada a um ambiente estimulante para criar e inovar.

Por: Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)

 

 

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Programa Pé-de-Meia: pagamento do incentivo frequência começa nesta quinta-feira (25)
  • Brasil - Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Enem termina nesta sexta-feira (26)
  • Mato Grosso - Dia Internacional do Jovem Trabalhador será celebrado nesta quarta-feira (24)
  • Mato Grosso - Ibero-Americano de Atletismo tem 90 participantes de Cuiabá
  • Política Brasil - Congresso reúne-se quarta-feira para analisar vetos presidenciais
  • Política Brasil - Comissão de Educação pode votar cota para idosos em universidades federais
  • Pelando - Fernanda Montenegro entra com ação contra INSS para reaver mais de R$ 334 mil após ser dada como morta
  • Brasil - Mani Reggo ignora polêmicas e surge trabalhando em barraca
  • Pelando - Anderson Leonardo, do Molejo, volta para a UTI sem previsão de alta
  • Pelando - Ludmilla recebe novas críticas ao se pronunciar sobre acusações de intolerância religiosa