Segunda live do Censo Superior 2023 será na quinta (14/3)


 - Foto: Divulgação
12/03/2024 às 14:57
Redação

Saiba Mais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, na próxima quinta-feira, 14 de março, a partir das 10h (horário de Brasília), a segunda live sobre o Censo da Educação Superior 2023. Durante o encontro virtual, que será transmitido pelo canal do Inep no Youtube, serão esclarecidas as principais dúvidas dos recenseadores e auxiliares institucionais a respeito do preenchimento da pesquisa no Sistema Censup.

A coleta dos dados começou em 1º de fevereiro e vai até 14 de junho de 2024. A declaração deve ser feita por todas as instituições federais, estaduais, municipais, privadas, comunitárias ou especiais que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Os recenseadores e auxiliares são os responsáveis por preencher os formulários eletrônicos, verificar e corrigir inconsistências de dados, bem como responder a questionamentos do Inep.

Outros procedimentos – Entre 13 e 24 de maio, o Inep verificará as informações declaradas (in loco ou por videoconferência), em instituições selecionadas. Já o período de ajustes dos dados será de 13 de maio a 14 de junho. A divulgação dos resultados finais da pesquisa está prevista para 27 de agosto de 2024.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de nível superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mato Grosso - Negociação avança e abre caminho para solução da greve dos coletores em VG
  • Política Brasil - Pesquisa aproxima Flávio Bolsonaro de Lula em possível segundo turno
  • Política MT - RGA acima da inflação avança na Assembleia e pode ser paga já em janeiro
  • Mato Grosso - Laudo aponta transtorno psicótico grave em acusada pela morte de adolescente em MT
  • Política MT - Prefeitura prepara amplo programa de pavimentação para bairros de Cuiabá
  • Mato Grosso - Seduc abre inscrições para curso gratuito e presencial de Libras em Cuiabá
  • Mato Grosso - VG inicia vistorias obrigatórias de táxis e vans escolares para 2026
  • Política MT - Jayme condiciona apoio a Wellington a desempenho nas pesquisas
  • Política MT - "Santa Casa entra em disputa por novo modelo de gestão", pontua secretário
  • Política Brasil - Gisela Simona percorre Leste do Araguaia e reforça mandato pautado na escuta do interior