Fórum da Undime-MT reúne líderes dos 142 municípios; Fidelis destaca união dos municípios para inovar educação
Divulgação
Larissa Malheiros
Encontro
Com a presença de representantes dos 142 municípios, o 14° Fórum da Undime-MT (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso), foi marcado pela participação ativa de autoridades e personalidade da educação, que debateram a gestão da educação e a transformação de acordo com a realidade de cada município.
O evento que começou na quarta-feira (06) e se encerrou nesta quinta-feira (07), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, foi destaque na semana no estado, por se tratar de um debate que alavancou inserções de gestão educacional futuras nas cidades mato-grossenses.
Segundo, o presidente da Undime-MT, o secretário de Educação, Esporte, Cultura e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, o encontro auxiliou os profissionais a avançarem no conhecimento e aplicarem em seus domicílios educacionais.
“Nossos secretários, nossos técnicos, de todos os municípios de Mato Grosso, vão ter embasamento. Vai ser um aprendizado e consequentemente levar, para que nós possamos aplicar nas nossas unidades escolares, porque é dessa forma, trazendo para o aprendizado, que nós vamos obter grandes resultados”, destacou ele durante o evento.
Outra observação importante foi do presidente Nacional da Undime, e dirigente municipal da Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, que pontuou que os Fóruns Regionais, Seccionais da Undime são importantes porque cumprem o papel de cuidar da formação dos dirigentes municipais da educação, para que os dirigentes tenham condição de fazer uma boa gestão da política educacional local.
"Então, nesse sentido, esse foro potencializa e empondera o dirigente municipal da educação para que eles saiam daqui mais fortalecidos, mais animados, mais encorajados e com maior número de informações, para que eles possam fazer e implementar suas políticas no âmbito local".
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, que esteve presente no último dia do encontro, foi enfático ao afirmar que quem ganha com todo processo são os alunos.“Quem ganha com isso, são os nossos estudantes, são os nossos profissionais da educação. Que venham mais eventos como esse para que a gente possa interagir, para que a gente possa conversar, verificar as nossas metas, os nossos indicadores, fazer os ajustes de rotas que precisam ser feitos, para que cada vez mais, a gente possa alcançar aquilo que é como meta principal, que é colocar a educação do estado de Mato Grosso entre as melhores do país”, pontuou.
O representante do Ministério da Educação (MEC), Valdoir Wathier, disse que o encontro é um momento ímpar e essencial para que se crie um sentido de objetivo comum na educação.
"Para que se tenha também a sensibilidade das necessidades dos municípios e dos estados, para que a gente possa, no âmbito do governo federal, pensar as políticas de forma mais articulada com os gestores municipais, que são os grandes responsáveis pela implementação das políticas Educacionais", concluiu.
Já a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Clarice Claudino, falou durante o evento, que considera o Fórum um laboratório de inovações, para que surjam então novas políticas públicas, novas atitudes para enfrentamento das dificuldades e dos desafios da educação nos municípios.
“E nós do Poder Judiciário estamos aqui exatamente para poder contribuir com um programa que nós instituímos pelo Estado todo e que estamos oferecendo, a formação para o segmento da educação, a formação de facilitadores dos círculos de construção de paz da justiça restaurativa para tratamento e prevenção de conflitos nas escolas", explicou.
Também estiveram no decorrer do evento; o pesidente da Asssociação Mato Grossense dos Municipios de Mato Grosso (AMM), Leonardo Bortoline; Nadine Moreira da Silva - secretária-adjunta de Gestão Educacional de Mato Grosso; doutor Miguel Slhessarenko – MPMT/coordenador do Centro de Apoio Operacional de Educação; Eva de Paulo Vieira Santos, coordenadora da Seccional Uncme Mato Grosso; Valdeir Pereira, presidente do SINTEP Mato Grosso, professora Rute Da Palma, diretora do Instituto de Educação da IEUFMT; doutora Cassyra Vuolo, secretária-executiva da Comissão Permanente de Educação e Cultura do Tribunal de Contas do Estado; e o vice-prefeito de Várzea Grande José Aderson Hazama.