Procev lança maratona de eventos culturais e artísticos


 - Foto: Divulgação
16/01/2024 às 09:14
Redação

UFMT

Oficinas e Exposição integram agenda que celebra 50 anos do Museu

OMuseu de Arte e de Cultura Popular  (Macp) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) celebra este ano 50 anos de fundação e atividades nas artes. E para ressaltar a importância desse espaço para o desenvolvimento da cultura no Estado, a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) inicia nesta próxima sexta-feira (19), às 08h, uma série de ações e eventos. A solenidade oficial, também aberta e gratuita, começa às 19h, no Museu.

Ao longo deste ano, o projeto “Maratona Macp” traz  um cronograma que visa reforçar a importância do Museu e seu papel social como espaço de reflexão, formação e avanços .

Marcando essa extensa programação estão as oficinas “Experimentações artísticas sobre papelão”, com Paty Wolff, artista visual, escritora e geógrafa, entre 09h e 12h.  No período vespertino, entre 14h e 17h, o artista mato-grossense Caio Augusto Ribeiro, conduz a oficina “Fábrica de Poemas”. As atividades acontecem  no  Ateliê Livre do Macp , e as inscrições para a oficina, bem como detalhes dos horários e vagas serão divulgadas no Instagram da Procev.

Ainda na esteira de atividades a “Maratona Macp” traz o encerramento da  exposição "Traduzindo Deusas", de Adriano Figueiredo.  Dessa vez, como uma ação inédita, o salão expositivo do Macp ficará aberto por 14 horas ininterruptas, entre  08h e 22h. Outras exposições, oficinas, bate-papos, itinerância e valorização do acervo integram o planejamento do projeto que visa tornar a experiência museal possível, buscando romper as paredes e muros da UFMT para se conectar ainda mais com toda a população do Estado.

Artistas convidados

Paty Wolff, artista visual, escritora e geógrafa. Pesquisa a decolonização da representação e do olhar sobre corpos negros e afro-diáspora. Suas obras transitam entre pintura, cerâmica, escultura, ilustração, muralismo, instalação, objetos, literatura e outras experimentações. Participa de exposições coletivas desde 2016, com destaque para Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira, CCBB São Paulo/ SP (2024), Funk: um grito de ousadia e liberdade, Museu de Arte do Rio/ RJ (2023) e Circuito Latino- Americano de Arte Contemporânea, Centro Cultural Mário Quintana, Porto Alegre/ RS (2021).

Caio Augusto Ribeiro é um artista mato-grossense residente em Cuiabá. Seus trabalhos exploram a palavra, o corpo e a cidade como matéria de criação. Realiza intervenções urbanas mesclando a linguagem literária, cênica e audiovisual, bem como constrói poemas visuais, performances e formatos ainda não definidos de ações poético-terroristas sempre pela perspectiva do desvio.

Acesse o Instagram da Procev  e do Macp

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política - Nota de Esclarecimento
  • Geral - IA redefine carreiras e amplia demanda por especialistas no Brasil
  • Geral - Como escolher os melhores cassinos online — guia objetivo
  • Mato Grosso - MT amplia criação de empregos formais e consolida bom momento econômico
  • Política Brasil - Virginia agradece apoio após aparecer como favorita, mas diz que decisão ainda não está tomada
  • Política MT - Governador promove três oficiais do Corpo de Bombeiros ao posto de coronel em MT
  • Geral - Jogos clássicos ganham versões modernas e seguem conquistando público
  • Política Brasil - Wellington atribui episódio da tornozeleira de Bolsonaro a abalo emocional pós-pandemia
  • Entrevista - Nicole Bahls celebra fase solteira e revela planos para o Carnaval de 2026
  • Geral - Apostador de Cuiabá acerta cinco números da Mega-Sena e leva prêmio de R$ 77,5 mil