Lula é aconselhado a aproveitar saída de Lewandowski para criar Ministério da Segurança Pública
Redação
Veja
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, já avisou o presidente Lula que vai deixar o cargo em janeiro. Gostaria, inclusive, que fosse nesta semana. Com isso, interlocutores de Lula estão aconselhando que ele aproveite a saída de Lewandowski para criar o Ministério da Segurança Pública.
Lula havia avisado que pretendia criar o Ministério da Segurança Pública quando o Congresso aprovasse a PEC da Segurança.
Mas, como isso só deve acontecer por volta de maio, nas melhores previsões, esperar tanto tempo assim tiraria a força da criação do ministério e ele teria pouquíssimo tempo para gerar efeitos para a campanha eleitoral.
O tema da segurança pública está no topo das preocupações dos brasileiros e é um dos pontos fracos do governo Lula perante o eleitorado. A direita explora o assunto com o discurso da linha dura no combate à violência e ganha apoio da população.
Ricardo Lewandowski Ministro da Justiça e Segurança Pública. Nesta quarta (23) Ricardo Lewandowski Ministro da Justiça e Segurança Pública e Andrei Rodrigues Diretor Geral da Polícia Federal, concedem entrevista coletiva para falar sobre a operação da Polícia Federal (PF) contra a fraude de R$ 6,3 bilhões no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Por isso, para tentar melhorar a imagem do governo, o PT defende a criação do Ministério da Segurança Pública, que já existiu no governo Michel Temer e, na época, foi comandado pelo ministro Raul Jungmann.
Além de Lewandowski, Lula vai ter de decidir o futuro do Ministério da Fazenda até fevereiro.
Fernando Haddad disse a Lula que pretende deixar o cargo até o segundo mês do ano. No caso de Haddad, a sucessão já estaria encaminhada, com a possível efetivação do atual secretário-executivo, Dario Durigan, para o posto de ministro da Fazenda.
O presidente da República pretende ainda se reunir ao longo do mês de janeiro com os demais ministros que vão ser candidatos neste ano e precisam deixar os cargos até o início de abril. Lula quer acertar com eles a troca em seus ministérios.
Fonte:g1