CCJ aprova regras mais flexíveis para porte de arma em casos de consumo de álcool ou drogas


29/12/2025 às 15:03
Redação

Aprovado

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que altera o Estatuto do Desarmamento e acaba com a perda automática do porte de arma para pessoas flagradas sob efeito de álcool ou drogas. No lugar da punição imediata, o texto estabelece sanções graduais, de acordo com a conduta do portador e a ocorrência ou não de crime.

Pelas regras atuais, a simples abordagem de alguém armado em estado de embriaguez ou sob efeito de entorpecentes já resulta na cassação definitiva do porte, sem previsão de processo administrativo, aplicação de multa ou possibilidade de reaver a autorização em prazo determinado.

Com a mudança aprovada, o porte será apenas suspenso nos casos em que houver consumo de álcool ou drogas, desde que não haja crime associado. A cassação definitiva ocorrerá apenas se o portador cometer crime e for condenado. Nessa situação, ficará proibido de solicitar nova autorização por cinco anos após o cumprimento da pena.

O texto mantém medidas de controle: a arma será apreendida temporariamente e a Polícia Federal deverá abrir processo administrativo, assegurando o direito à ampla defesa. Caso o consumo seja confirmado, será aplicada multa equivalente a 50% do valor da arma, calculado por perícia oficial. Após o pagamento, o porte será restabelecido. Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado, mesmo que envolva outra arma.

Relator da matéria, o deputado Marcos Pollon (PL-MS) afirmou que a proposta respeita o princípio da proporcionalidade ao diferenciar o consumo de substâncias do cometimento de crimes. Segundo ele, a legislação passa a punir de forma mais adequada cada situação.

Como o projeto teve origem no Senado e foi aprovado pela CCJ sem alterações de mérito, a proposta segue para sanção presidencial, caso não haja recurso para que o tema seja analisado pelo Plenário da Câmara.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Carlinhos Maia desabafa e pede respeito após críticas de fãs nas redes: “Não sou um boneco”
  • Mundo - IM, do MONSTA X, anuncia data de alistamento militar.
  • Brasil - Seguro-desemprego tem novos valores em 2026; veja tabela
  • Mundo - "KPop Demon Hunters" ganha 2 prêmios na 83ª edição do Globo de Ouro
  • Pelando - Especialistas alertam após Rico cogitar cirurgia para diminuir altura
  • Política Brasil - Governo reajusta em 3,90% aposentadorias acima do mínimo; teto do INSS sobe para R$ 8.475
  • Política Brasil - Lula pede fim de preconceito entre esquerda e direita em vídeo na praia
  • Mundo - Após saída de Xabi Alonso, Real Madrid anuncia novo técnico
  • Mato Grosso - Serviço de coleta de lixo em Várzea Grande
  • Política MT - Comissão alerta para atrasos que podem comprometer início do ano letivo em Cuiabá