Abilio acompanha teste de veículo elétrica em Curitiba e articula projeto para Cuiabá


09/12/2025 às 17:19
Redação

Articulação

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), participou nesta terça-feira (09.12), em Curitiba, da demonstração técnica do BUD – Bond Urbano Digital, um novo modelo de transporte 100% elétrico que funciona sobre pneus e dispensa trilhos. O equipamento foi testado em uma via previamente bloqueada, permitindo que autoridades e técnicos acompanhassem seu desempenho em condições reais de circulação.

Com três módulos articulados e operação guiada pela sinalização no solo, o BUD pode ser conduzido tanto pelo motorista quanto em modo autônomo. Abilio destacou que o interior lembra o de um VLT, com piso baixo, ambiente contínuo e estrutura voltada ao transporte de média capacidade. O veículo possui cabines de direção nas duas extremidades, o que permite manobras rápidas e operação nos dois sentidos.

Gilson de Jesus dos Santos, diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, explicou que o projeto-piloto levou cerca de dois anos para ser viabilizado. Desde sua chegada ao estado, em agosto, o BUD passou por cinco meses de testes, facilitados justamente pela ausência de trilhos — o que diminui significativamente o custo e o tempo de implantação. Segundo ele, o modelo é sustentável, silencioso e tem capacidade elevada de passageiros, além de ser capaz de alterar rotas em caso de bloqueios na via, algo inviável em sistemas sobre trilhos.

Após acompanhar a demonstração, Abilio informou que já conversou com o governador Mauro Mendes e com o vice-governador Otaviano Pivetta para tratar do tema. Representantes da empresa chinesa CRRC Nanjing Puzhen, fabricante do veículo, estarão em Cuiabá no dia 11.12 para apresentar o projeto oficialmente ao Governo do Estado. O prefeito adiantou que espera avanço nas discussões e convidou o grupo a dialogar também com a Prefeitura.

Com 30 metros de comprimento, ar-condicionado, operação bidirecional e capacidade para 280 passageiros, o BUD reúne características do VLT e do BRT, mas com implantação mais barata graças ao guia por indução magnética instalado no asfalto. A velocidade máxima é de 70 km/h, superior à dos ônibus convencionais.

A expectativa agora é avaliar a viabilidade técnica e financeira do sistema para eventual implantação em Cuiabá.

 

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