Municípios reforçam papel no diagnóstico e tratamento do HIV no Dezembro Vermelho
Redação
PREVENÇÃO
No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado neste 1º de dezembro, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) destacou a importância das cidades na linha de frente do diagnóstico e tratamento do HIV. Segundo a instituição, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a principal porta de entrada para quem deseja realizar o teste, oferecendo acolhimento e encaminhamento imediato para serviços especializados.
O exame é feito, na maioria dos casos, por testagem rápida. Se o resultado for reagente, o profissional de saúde emite o laudo, registra a notificação no SINAN e encaminha o paciente ao Serviço de Atenção Especializada (SAE) de referência. Nessas unidades, são realizados exames complementares, como carga viral e contagem de linfócitos, e o tratamento com terapia antirretroviral (TARV) é iniciado de forma imediata e gratuita, como garante o SUS.
A rede de atenção funciona de forma integrada entre UBS e SAE, garantindo sigilo, medicamentos, acompanhamento contínuo e atendimento humanizado. A orientação é que qualquer pessoa com vida sexual ativa ou exposta a risco procure uma unidade de saúde para testagem — um procedimento rápido, seguro e essencial para interromper a cadeia de transmissão.
Cobertura no estado
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT), apenas 30 municípios possuem SAE próprios. Para garantir atendimento a todo o território, unidades regionais dão suporte às cidades que não possuem estrutura especializada.
O cenário epidemiológico mostra que, entre 2019 e 2025, Mato Grosso registrou 6.456 casos de HIV. Em 2024, foram 1.089 novos diagnósticos, com coeficiente de 30,1 casos por 100 mil habitantes. Entre 2019 e 2025, houve 2.469 casos de Aids, sendo que mais da metade está concentrada em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde.
Onde buscar atendimento
O tratamento antirretroviral está disponível gratuitamente em 32 Serviços de Atenção Especializada (SAE) distribuídos pelo estado, incluindo:
Referência Estadual: CERMAC
Cuiabá: SAE Lixeira e SAE CPA II
Várzea Grande: SAE municipal
Regionais: Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Juína, Diamantino, Barra do Garças, entre outros
Macrorregionais: Confresa e Cáceres
Demais municípios atendidos: Sorriso, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Nova Mutum, Guarantã do Norte, Nova Xavantina, Querência, Água Boa, entre outros
A campanha Dezembro Vermelho reforça a necessidade de prevenção, testagem e cuidado contínuo, além do combate ao preconceito e da ampliação do acesso à informação e ao tratamento.