Violência doméstica altera rotina de 7 em cada 10 mulheres no Brasil
Redação
Pesquisa
A 11ª edição da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher revela um cenário alarmante: sete em cada dez brasileiras que já sofreram violência doméstica tiveram mudanças significativas na rotina após as agressões. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (27/11), ouviu 21.641 mulheres em todas as regiões do país.
Segundo os dados, 69% das vítimas – cerca de 24 milhões de mulheres – tiveram o cotidiano profundamente impactado. Além disso, 68% relataram prejuízos nas relações sociais, 46% enfrentaram dificuldades no trabalho remunerado e 42% tiveram os estudos afetados.
A violência doméstica também se mostrou três vezes mais frequente entre mulheres fora da força de trabalho (12%) do que entre aquelas empregadas (4%). Outro dado que preocupa: 66% das vítimas vivem com renda de até dois salários mínimos.
Para especialistas, os resultados reforçam a necessidade de políticas públicas voltadas à autonomia financeira e à qualificação profissional das mulheres, fatores essenciais para romper ciclos de violência.
Realizada desde 2005 pelo DataSenado e Nexus em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), a pesquisa é bienal e serve de base para a formulação de políticas de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher.
Fonte: Uol Splash