Enem 2025 será aplicado em três cidades do Pará no domingo (30)
Redação
Provas Exclusivas
No próximo domingo, dia 30 de novembro, estudantes de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 em data diferente do restante do país. A mudança ocorre em razão da realização da COP30, conferência mundial sobre mudanças climáticas organizada pela ONU. A aplicação é realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep.
Os participantes já podem checar local, horário e demais informações no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante.
Como serão as provas
No primeiro dia de aplicação, os estudantes responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e escreverão a redação. O segundo dia ocorre em 7 de dezembro, com provas de matemática e ciências da natureza.
Provas diferentes, notas equivalentes
Os exames dos três municípios serão inéditos em relação às provas aplicadas no restante do país nos dias 9 e 16 de novembro. Embora sejam diferentes, o Inep garante equivalência das notas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que compara o desempenho dos participantes considerando o nível de dificuldade e o conhecimento individual de cada candidato. O tema da redação também será exclusivo, mas corrigido com os mesmos critérios nacionais.
Participação no Pará
Segundo o Painel do Enem, o estado teve mais de 289 mil inscrições confirmadas. Desse total, 63 mil são estudantes da rede pública concluindo o ensino médio, cerca de 34 mil candidatos se autodeclaram pretos e outros dois mil indígenas.
Porta de entrada para o ensino superior
Criado para avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, o Enem se consolidou como principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, por programas como Sisu, Prouni e Fies. As notas também podem ser usadas para ingresso em universidades portuguesas parceiras do Inep, que aceitam o exame como forma de seleção para vagas em cursos de graduação.