MT terá projeto piloto de monitoramento de crédito de carbono
Redação
COP 30
O Governo de Mato Grosso anunciou, nesta segunda-feira (10), durante a COP30, em Belém (PA), a implantação de um projeto piloto de monitoramento de créditos de carbono, em parceria com a empresa SCCON Geospatial. O Estado é o único da Amazônia Legal escolhido para integrar a iniciativa, que será realizada sem custos para o governo.
O acordo foi firmado por meio do Programa Brasil Mais, conduzido pela Polícia Federal. A tecnologia utilizará imagens de satélite e alertas geoespaciais para detectar alterações florestais e estimar o volume de carbono nas áreas monitoradas.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o projeto reforça o protagonismo de Mato Grosso no mercado de carbono e na adoção de Soluções Baseadas na Natureza (SBN).
Durante o evento, a Sema também apresentou os resultados do programa Todos pelo Araguaia, que já iniciou a recuperação de mais de 600 hectares de áreas degradadas, e da estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir), voltada à sustentabilidade e governança ambiental no Estado.