Líder do Comando Vermelho em MT é preso tomando sol em praia do RJ
Redação
'BORÉ'
Ederson Xavier de Lima, de 43 anos, conhecido pelo apelido de “Boré”, apontado como um dos principais chefes do Comando Vermelho (CV) em Mato Grosso, foi preso neste domingo (28) na Praia de Piratininga, em Niterói (RJ).
A captura foi resultado de uma operação conjunta entre o Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC) e a 1ª Delegacia de Polícia (Praça Mauá), que contaram com o apoio da Polícia Civil de Mato Grosso. A ação foi articulada após troca de informações de inteligência sobre o paradeiro do criminoso.
Natural de Cuiabá, Boré foi surpreendido enquanto tomava cerveja e conversava com dois homens ainda não identificados. Em clima de lazer, ele não ofereceu resistência à abordagem dos agentes, que atuavam à paisana.
No momento da prisão, o suspeito apresentou documentos falsos em nome de “Victor Hugo Fernandes”. No entanto, sua verdadeira identidade foi confirmada logo em seguida.
Boré acumula pelo menos oito passagens policiais, incluindo tráfico de drogas, receptação, extorsão e associação a organização criminosa. Além do mandado de prisão em aberto por tráfico, ele foi autuado em flagrante pelo uso de documento falso.
Em nota, a Polícia Civil destacou que a prisão representa a eficácia da integração entre as forças de segurança do Rio de Janeiro e de Mato Grosso. A corporação reforçou que operações desse tipo têm o objetivo de impedir que criminosos busquem refúgio em outros estados.
“A ação reafirma o compromisso das autoridades no combate ao crime organizado e na garantia da segurança da população”, diz o comunicado.