MT se destaca na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
Redação
Mais de um milhão
Mato Grosso atingiu a marca de um milhão de emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nos últimos dois anos, consolidando-se como o 4º estado brasileiro com maior número de registros em relação à população, atrás apenas de Piauí, Acre e Alagoas.
Em julho de 2025, o estado também liderou o ranking nacional de solicitações, com 44.591 pedidos no mês. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) reduziu o prazo de entrega do documento de 40 para 15 dias, após implementar ajustes sistêmicos e integrações nacionais que garantem mais segurança e confiabilidade.
Segundo Elthon Teixeira, diretor metropolitano de Identificação Técnica em substituição legal, o avanço está ligado tanto ao interesse da população pelos novos recursos de segurança quanto à exigência da CIN para acesso a benefícios assistenciais do Governo Federal. “Saímos de uma média de 20 mil identidades por mês, em 2023, para 40 mil em 2025. Isso exige investimentos constantes na modernização dos sistemas, mas já mostra que estamos no caminho certo”, destacou.
Mais de 25% da população mato-grossense já possui a nova identidade, que adota o CPF como número único nacional e traz elementos como QR Code, zona de leitura automatizada e tecnologia blockchain para rastreabilidade e prevenção de fraudes. Além da versão impressa, a CIN também está disponível no formato digital pelo aplicativo GOV.BR.