TJMT firma protocolo para reforçar proteção a mulheres vítimas de violência
Redação
AÇAO
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, assinou nesta quinta-feira (25) um Protocolo de Intenções com o Governo do Estado e o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) para fortalecer ações de proteção às mulheres vítimas de violência.
O documento prevê um fluxo integrado de informações, emissão mais ágil de medidas protetivas, monitoramento em tempo real e respostas rápidas às ocorrências.
“Estamos avançando para melhorar nossas atividades. O TJMT está estendendo suas ações para alcançar mais efetividade. Mas precisamos dar as mãos e trabalhar em conjunto para combater essa cultura violenta contra as mulheres”, afirmou Zuquim.
O desembargador destacou que o Judiciário já desenvolve projetos de conscientização em escolas e expande as Redes de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, que devem chegar a 100 municípios até o fim de 2025.
O governador Mauro Mendes classificou o ato como um passo concreto: “O que assinamos não foi um protocolo de intenções, mas sim de ações, com todos os atores que querem continuar fazendo o melhor”, disse.
O procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca, ressaltou a celeridade que o acordo deve trazer. “O crime acontece rápido e nossa atuação também tem que ser a mais ágil possível”, afirmou.
O ato também contou com a participação da juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá.