SUS amplia acesso à mamografia para mulheres a partir dos 40 anos
Redação
PREVENÇÃO
O Ministério da Saúde anunciou que mulheres de 40 a 49 anos poderão realizar mamografias no SUS mesmo sem sintomas ou histórico familiar. A faixa etária concentra 23% dos casos de câncer de mama, e o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
A medida faz parte de um pacote lançado nesta terça-feira (23) pelo ministro Alexandre Padilha, que inclui atendimento móvel em 22 estados pelo programa Agora Tem Especialistas e a oferta de medicamentos mais modernos. A recomendação é que o exame seja feito sob demanda, em decisão conjunta com o profissional de saúde.
O rastreamento ativo também foi ampliado: mulheres poderão realizar o exame preventivo até os 74 anos — antes, o limite era 69.
Entre as ações previstas estão: 27 carretas de saúde da mulher, oferecendo exames e consultas em outubro, com meta de 120 mil atendimentos; 11 aceleradores lineares já entregues e previsão de 121 até 2026; 60 kits de biópsia adquiridos, com investimento de R$ 120 milhões; Inclusão de novos medicamentos no SUS, como trastuzumabe entansina e inibidores de ciclinas.
O governo também vai lançar guias para orientar profissionais da Atenção Primária no diagnóstico e encaminhamento dos casos.