Clínica de estética é interditada pela terceira vez em Cuiabá por exercício ilegal da medicina
Redação
AÇÃO INTEGRADA
A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal, interditou nesta segunda-feira (22) uma clínica de estética no bairro Jardim Petrópolis, em Cuiabá. Esta é a terceira interdição do estabelecimento, alvo de investigações por práticas irregulares.
Durante a fiscalização, foram encontrados um cilindro de ozônio e equipamentos escondidos em fundos falsos, além de tubos com sangue de uma paciente, que poderiam ser reinjetados. Também foram apreendidos medicamentos de uso restrito a médicos, como Benzetacil e 100 unidades de Ceftriaxona, sendo 84 lacradas. A suspeita é de que a fisioterapeuta responsável aplicava antibióticos diretamente em clientes.
Em interdições anteriores, já haviam sido identificados materiais usados em procedimentos de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) sem protocolos adequados de biossegurança. Mesmo assim, a proprietária chegou a publicar vídeos afirmando que possuía autorização para funcionamento.
O delegado da Decon, Rogério Ferreira, alerta que aplicações estéticas feitas por profissionais não habilitados podem causar trombose, necrose, embolia, infecções e risco de contaminação por HIV e hepatites.
A clínica permanece interditada, e a proprietária será novamente intimada para prestar esclarecimentos por exercício ilegal da medicina.
Como denunciar
A população pode denunciar clínicas irregulares diretamente na Delegacia do Consumidor, na Rua General Otávio Neves, nº 69, Bairro Duque de Caxias, em Cuiabá. Também é possível entrar em contato pelo e-mail decon@pjc.mt.gov.br, pelo telefone 197 ou registrar ocorrência na Delegacia Digital: delegaciadigital.pjc.mt.gov.br.