Wanderley defende convocação de aprovados na Guarda Municipal o mais breve possível
Carolina Miranda
Convocaçao
O presidente da Câmara de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira (Podemos), voltou a cobrar mais diálogo da prefeita Flávia Moretti (PL) com o Legislativo e criticou decisões recentes do Executivo. Em entrevista, ele afirmou que a troca de liderança do governo na Câmara foi feita “na hora errada e da forma errada” e que a prefeita “perdeu muito” com a saída do vereador Samir Japonês.
Cerqueira também comentou a denúncia sobre o uso da Guarda Municipal na segurança pessoal da prefeita. Segundo ele, a Câmara arquivou o pedido porque o plenário entendeu que a prática está amparada em decreto federal. “Sou presidente, mas voto. E o plenário entendeu que não havia irregularidade”, disse.
Outro ponto abordado foi a convocação dos aprovados no concurso da Guarda Municipal, realizado em 2024. Moradores procuraram a Câmara pedindo que a prefeita acelere o chamamento, já que, segundo informações, o coordenador do certame teria dito que a convocação só ocorreria em 2027. “Isso não pode acontecer, porque a segurança pública é um dos maiores problemas do município. A prefeita precisa fazer um cronograma e chamar pelo menos 50 candidatos para iniciar o curso preparatório. Nós vamos cobrar. Era um assunto que eu não tinha conhecimento, mas vamos cobrar sim”, garantiu.