Prefeitura de Cuiabá instala câmeras de segurança em escolas municipais
Redação
MONITORAMENTO
A Prefeitura de Cuiabá iniciou, nesta quarta-feira (3), a instalação de câmeras de segurança nas salas de aula e áreas comuns da rede municipal de ensino. O projeto começou pela Escola Municipal Ministro Marcos Freire e será expandido de forma gradual.
Segundo o prefeito Abilio Brunini (PL), o objetivo é reforçar a segurança de alunos, professores e funcionários, além de prevenir a entrada de agressores e proteger profissionais de acusações injustas. O sistema será integrado às forças de segurança, com identificação obrigatória de visitantes e compartilhamento de dados com o Ciosp e o Vigia Mais.
O prefeito destacou que a tecnologia também ajudará a coibir o acesso de pessoas com antecedentes criminais ou medidas protetivas. As câmeras ainda poderão ser usadas como prova em casos de agressão dentro ou fora da escola.
Abilio assegurou que o sistema respeitará a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O acesso às imagens será restrito, podendo ser solicitado apenas pela polícia ou Justiça.
Além do monitoramento, o projeto inclui o programa Aluno Presente, que registra automaticamente a presença dos estudantes, controla refeições e disponibiliza ferramentas digitais para professores e secretaria escolar.