Cuiabá registra temperaturas mais altas do Brasil e enfrenta semana de calor extremo
Redação
Calor extremo
Cuiabá foi a cidade mais quente do país nesta segunda-feira (1º), alcançando 40,9°C e 40,3°C, ocupando o primeiro e o segundo lugares no ranking nacional de calor, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O cenário deve se repetir ao longo da semana, até a chegada de uma frente fria na sexta-feira (5), que promete aliviar as altas temperaturas.
Entre as dez maiores marcas registradas no Brasil, outras cinco cidades mato-grossenses também apareceram: Santo Antônio de Leverger (40°C), Diamantino (39,7°C), Rosário Oeste (39,6°C), Rondonópolis (39,3°C) e Várzea Grande (38,9°C).
Além do calor intenso, a baixa umidade relativa do ar agrava a situação em Mato Grosso, variando entre 20% e 30%. O índice está bem abaixo do ideal de 60% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Inmet mantém alerta amarelo até quarta-feira (3), devido ao risco de incêndios florestais e problemas de saúde.
A previsão aponta máximas de até 40°C até quinta-feira (4). Já na sexta, o avanço de uma frente fria derrubará a temperatura máxima para 28°C, trazendo um breve alívio ao clima escaldante da capital e região.